Select Page

Especial: 100 e Contando …

Especial: 100 e Contando …

Parece que foi ontem quando minha esposa, meus amigos e eu, sentamos à mesa de um restaurante para comemorar a formatura dela. Foi nesse momento que a ideia do blog surgiu. De lá para cá, já se passaram quase dois anos e há pouco batemos a marca dos 100 posts! Número modesto se comparado com grandes blogs, mas no meu ponto de vista, uma grande conquista diante de um tema tão específico e distante de boa parte da população.

Os posts que você lê são feitos com muitas pesquisas em livros, artigos, revistas, vídeos, entrevistas, sites de empresas. Os textos são baseados em tudo que aprendo e na minha percepção da estatística sobre o mundo. Pode ter certeza, que cada texto tem muita influência de cada leitor, pois tudo que vejo, leio e ouço, incorporo na essência da mensagem que desejo passar a você.

Nessa missão foram mais de 100 posts falando de estatística de uma forma diferente. De uma maneira leve, descontraída, sem vocabulário específico, sem formulações matemáticas complexas. Falando de um jeito que profissionais além da estatística pudessem entender. Me conectando a você!

Falamos sobre estatística básica, aplicações da estatística, big data, ciência de dados, carreira, mercado de trabalho, bancos de dados, e recomendamos muita coisa bacana para você aprender se divertindo.

Nessa jornada, eu aprendi muito com você e continuo aprendendo. Para celebrar essa marca e expressar a minha felicidade e gratidão vou revelar algumas estatísticas do blog “O Estatístico”.

O post mais acessado

Aprender uma linguagem de programação é mais do que uma necessidade de mercado de trabalho; é uma experiência de vida e uma inserção de conhecimento para entender o mundo em que vivemos. A matéria “Por que devemos aprender a programar em R?” foi a mais acessada até hoje.

O post foi uma iniciativa para motivar você a estudar a linguagem de programação R. A linguagem é recheada de análises estatísticas, capta dados de diversas fontes, faz gráficos espetaculares, trabalha com código aberto, é amplamente utilizada para análise de dados e é de graça.

Por que aprender a programar em R?

 

Categoria mais acessada

Quando criei essa categoria não tinha ideia de que ela faria tanto sucesso. A categoria “Invista na sua carreira” é destinada a apresentar a você, caminhos para aprender mais e estar antenado com o mercado. Também recomendamos livros, eventos e cursos. Se você quer continuar aprendendo, aumentar sua empregabilidade e encontrar oportunidades de negócios, você precisa visitar essa categoria toda semana.

Assunto mais buscado no blog

Essa busca tem forte influência no post mais acessado. O que os leitores mais buscam é: linguagem R. Isso mostra um grande interesse por aprender e saber mais sobre essa linguagem amplamente utilizada em análises de dados.

Por onde começar? Como aprender? Qual a sequência de aprendizado? Essas são apenas algumas perguntas que já respondi por aqui. Matérias, comentários e dicas. Fique de olho!

O post mais comentado

Não há muito comentários no blog, como eu gostaria. A maioria dos comentários acaba ficando nas redes sociais. Tem post no facebook e no Instagram com mais de 100 comentários cada. Mas aqui no blog, o post mais comentado foi “Por que eu escolhi a profissão de estatístico? ” com 27 comentários.

Cada um de nós estatísticos teve seu motivo para escolher a profissão. O meu foi simplesmente por gostar e ter facilidade em matemática. Ser curioso e gostar de saber tudo sobre as outras áreas, como biologia, geografia, história, química. Acreditei que poderia aplicar estatística em cada uma delas. Deu certo!

O legal de ter chegado ao post 100

Ter a sensação de que cada texto que eu escrevo ajuda cada um no momento que mais precisa. Ter o seu reconhecimento no blog, nas redes sociais e nos eventos que eu participo. Ter a sua confiança quando pede alguma dica ou feedback para o crescimento do seu aprendizado ou sua carreira. Cada comentário que recebo. Cada elogio. Cada crítica. Aprendo com tudo isso.

Se já pensei em desistir? Claro que já! Escrever em um blog e manter no ar não é uma tarefa simples. Acredito que uma das coisas mais difíceis é manter a frequência.

Mas aí você reflete e vê o bem que faz para as pessoas. Como desistir diante de depoimentos tão sinceros e emocionantes como o da Mayara, estudante de graduação em estatística:

“Em um dos momentos que eu mais quis abandonar a estatística, li um texto do Raniere: Não desista da estatística. Suas palavras naquele texto foram tão necessárias como na sua palestra hoje. Parabéns pelo seu trabalho! ”

Obrigado a você por confiar nesse trabalho! Sou eternamente grato e pretendo continuar motivando você a chegar mais longe!

P.S.: Se você foi ajudado de alguma forma, vamos gostar muito de ouvir sua experiência por aqui. Deixe seu comentário!

Um abraço e até o próximo texto!

 


Material usado

Imagem da capa: http://www.xswebdesign.com/write-for-us/

Imagem da linguagem R: http://www.skilledup.com/articles/18-free-tutorials-learning-r-programming

 


Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Comentários recentes

Instagram

Twitter

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This