Por que alguém escolheria a profissão de estatístico? Difícil até de explicar para os pais! O que muita gente não sabe é o que um estatístico pode fazer. Ou até mesmo onde trabalhar. Muitos ainda dizem que estatística é a mesma coisa que matemática …. mas não é mesmo! Estatístico é ESTATÍSTICO! O seu trabalho depende da matemática.

Meu primeiro contato com a ciência foi ainda no 2.º grau, em Campinas, onde fiz o antigo colégio técnico. Cursando Processamento de Dados, tive uma matéria chamada de “Introdução à Estatística”, introdução mesmo. Foi durante essas aulas que “meus olhos saltaram do rosto”. Pois até então, pressionado pelos meus pais estava decidido a fazer a famosa “Ciência da Computação”. Pois segundo meu pai, “isso sim vai dar dinheiro”.

Mas quando resolvi me aprofundar no assunto, eu não tive mais dúvidas. A estatística salvaria minha vida. Naquela época, então com 18 anos, eu gostava de praticamente tudo, referente a matérias, claro: biologia, matemática, física, história, geografia, e até mesmo química.

Mas quem disse que com 18 anos o indivíduo está preparado para decidir o que vai fazer da vida?

É por isso que a estatística me salvou. Enxerguei a oportunidade de aplicar minhas habilidades matemáticas em qualquer área de atuação, qualquer mesmo (psicologia, esportes, tecnologias, educação, saúde, oceanografia). E mais tarde poderia escolher uma delas, ou até mesmo várias delas, por que não?

Resumidamente meus amigos, a estatística nos permite obter, analisar e interpretar dados para tomadas de decisões mais inteligentes em qualquer situação.

Se quiserem saber um pouco mais sobre estatística, assistam o vídeo do Canal “Geração Estatística“.

 

“No futuro, o pensamento estatístico será tão necessário para a cidadania eficiente como saber ler e escrever” — H.G. Wells


Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico

Twitter: https://twitter.com/oestatisticoweb

Instagram: https://www.instagram.com/oestatistico

Pinterest: https://br.pinterest.com/estatisticoblog