Na sexta-feira (17), eu comentei sobre a dificuldade que enfrentamos para transmitir a informação ao nosso público alvo. Se você ainda não leu, dá uma olhadinha AQUI. Se você já leu, e quiser compartilhar, fique a vontade. Eu disse que essa é uma das habilidades que o estatístico deve ter, e que inclusive havia me desafiado a melhorar. Seria muito importante, se cada um de nós pudesse se desafiar, e desenvolver (gradativamente). Como diria um amigo meu: “Improve your skills”.

Como um dos objetivos desse blog é compartilhar conhecimento, na próxima segunda-feira (20), começará um curso de Visualização de Dados. Esse é um dos módulos da Especialização em Mineração de Dados, da Universidade de Illinois. O instrutor será o John C. Hart, e você poderá acompanhar de graça. Isso mesmo, free.

É só acessar a página da plataforma Coursera, e procurar pelo nome do curso. Se inscreve lá, é rapidinho. São apenas 4 semanas, bem menos do que 1 semestre da faculdade. Com dedicação de 4 a 6 horas por semana. As aulas são em inglês, mas costumam ter legendas.

Sugestão: Para quem ainda não fez cadastro no Coursera, vale muito a pena. Todo os meses têm cursos bem interessantes na área da estatística.

O curso apresenta técnicas de visualização para melhorar a percepção humana. São gráficos, animações, textos, e muita interatividade.

Um exemplo de visualização de dados é o mapa do Vulcão Maunga Whau, gerado pelo software R.

Fonte: O autor (saída do software R, pacote demo (images)


Material usado

Visualização de gráficos: http://bit.ly/2d9KYY1

Vulcão: saída do software R, pacote demo (images)

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico

Twitter: https://twitter.com/oestatisticoweb

Instagram: https://www.instagram.com/oestatistico

Pinterest: https://br.pinterest.com/estatisticoblog