Na semana passada, divulgamos um curso de “Visualização de Dados“. Falamos sobre a importância de utilizar as técnicas de visualização de dados para melhorar a percepção humana. Uma prática que vem sendo adotada constantemente por meios de comunicação em massa e apresentada cada vez mais, em reuniões dentro das empresas. Quer saber um pouco mais?

Quando eu ainda estava na faculdade, costumava resolver incansáveis listas de exercícios. Os resultados quase sempre eram apresentados de forma numérica. Alunos e professores se entendiam muito bem. Afinal de contas, aquele era o ambiente deles. Sistema acadêmico. Não tenho nada contra a academia. Gostaria de ter feito Mestrado e Doutorado, mas as condições da época não eram das mais favoráveis.

Acontece que quando entramos no mercado de trabalho, a linguagem a qual estamos habituados tende a sofrer modificações. O mundo corporativo de um modo geral, não entende as coisas de forma numérica, como nós entendemos. Eles são visuais.

Nós somos por essência seres visuais e sociais.

Portanto, meus amigos, devemos utilizar o conhecimento matemático, estatístico, computacional, analítico, seja ele qual for, de forma mais visual.

O conteúdo visual é um forte aliado para demonstrar resultados. Ajuda a entender de forma mais dinâmica as estratégias de um negócio e define uma tomada de decisão.

O fato é que esse tipo de apresentação de resultados veio para ficar. Basta olhar como as mídias vêm se comunicando atualmente. Boa parte das análises são apresentados por meio de infográficos. Jornais como “Valor Econômico“, “O Globo” e “The New York Times” já perceberam há muito tempo essa nova ferramenta de comunicação.

“É a arte de contar uma história por meio de números”. Chamada lá fora de Storytelling.

Não importa se você vai usar cartograma, mapa de distribuição de pontos, diagrama de Gantt ou diagrama polar. Simplesmente comece a usar algo.

Diferentes formas de Visualizar dados. Fonte: http://notes.fundersandfounders.com/post/90355203872/33-ways-visualize-ideas

Atualmente, um dos profissionais que mais utilizam ferramentas de Visualização de Dados é Hans Rosling. Um médico sueco apaixonado por estatística, que resolveu criar o software “Gapminder” para revelar a beleza da estatística” de forma deslumbrante

Dica: Assista ao vídeo de Hans Rosling no TED sobre O avanço do vírus HIV em escala mundial. É uma demonstração visual da propagação do vírus ao longo dos 25 anos, e uma explicação interessante de porquê alguns países são mais infectados do que outros países. Seu conceito sobre o continente africano nunca mais será o mesmo.


Material usado

Imagem do Charlie da Séries Numb3ers: http://bit.ly/2dBHU30

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico

Twitter: https://twitter.com/oestatisticoweb

Instagram: https://www.instagram.com/oestatistico

Pinterest: https://br.pinterest.com/estatisticoblog