Amanhã, dia 20 de outubro de 2015, comemoramos o Dia Mundial da Estatística. Há 5 anos, a Organização das Nações Unidas, conhecida popularmente como ONU, reconheceu que as “estatísticas são uma ferramenta indispensável ao desenvolvimento econômico e social incluindo as Metas do Milênio“. A data é comemorada em mais de 100 países, e o trabalho do especialista em Estatística tem sido cada vez mais reconhecido mundialmente. 

Você pode até não ser estatístico, ou não gostar de estatística. Mas acredite: todo mundo precisa ou se beneficia da estatística em algum momento da vida. Você pode até achar que não, por ser difícil enxergar algumas situações. Mas praticamente tudo que vivenciamos hoje tem um “pedacinho” dela.

estatística faz parte do todo!

Você quer viajar para Europa com uma passagem aérea barata? Precisa chegar rápido ao trabalho, mas o Waze mostra congestionamento à frente? Quer resolver um problema na TV a cabo, mas fica esperando diante da música interminável no Telemarketing? Assistiu um filme na NETFLIXe recebe constantemente e-mails com recomendações? Pois é meu caro; a estatística contribui de formas diferentes em todas essas situações.

E por isso, eu digo: “o Mundo reconheceu a importância da Estatística”

A definição desse dia contribuiu muito para a popularização da Estatística, e somos muito gratos à ONU por ter instituído este dia.

Pensando em comemorar o Dia Mundial da Estatística de uma maneira impactante; onde fosse possível atingir o maior número de Estatísticos (já que estamos espalhados por aí), o IBGE está promovendo o 1º Congresso Online com o tema: “A Estatística e suas possibilidades de atuação profissional”. Afinal de contas, o Estatístico pode trabalhar em todo lugar.

Entre os dias 21 e 22 de outubro, você poderá acompanhar a experiência de pessoas que escolheram a estatística como área de formação. São profissionais das áreas da saúde, financeiro, seguros, varejo, marketing. Para isso, você deve se inscrever. É bem rápido. Mas corre, que o prazo é hoje!

Mas e você que não é estatístico, mas é fascinado pela área, também pode se inscrever? Claro! Por que não! Afinal, a Estatística é uma profissão que trabalha de maneira multidisciplinar, ganha cada vez mais espaço no mercado, e contribui diretamente para diversas áreas. Com certeza, contribui para sua!

Para você que é estatístico ou não; já considerou trabalhar em outras áreas? Umas das vantagens da nossa profissão é poder migrar de área em área, sem deixar de fazer o que gosta, para depois escolher a que mais se identifica. Escolha 1, 2, 3, e teste seus conhecimentos.

Eu espero de verdade, que os depoimentos dos profissionais do evento do IBGE, motivem você a arriscar algo novo, diferente, e que por muitas vezes pode tirá-lo da zona de conforto. Mas se você não conseguir esperar até amanhã, eu recomendo que você assista esse vídeo aí embaixo, e sinta “o brilho nos olhos” que esses profissionais possuem, ao falar de sua profissão!

 

“A Estatística ajuda na tomada de decisões que afetam milhões de pessoas”


Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico

Twitter: https://twitter.com/oestatisticoweb

Instagram: https://www.instagram.com/oestatistico

Pinterest: https://br.pinterest.com/estatisticoblog