Se você é estatístico ou trabalha com análise de dados, provavelmente já ouviu falar no software SAS – Statistical Analysis Software, certo? Para contextualizar, atualmente o SAS é o líder de mercado em Analytics, e ao longo dos últimos anos, vem criando soluções inovadoras para as áreas de inteligência de negócio e gerenciamento de dados.

E o que é esse tal de Analytics? Resumindo bem, eu diria que é uma área bem abrangente de inteligência analítica, onde usamos matemática, estatística, modelagem preditiva, aprendizado de máquina, entre outros, a fim de encontrar padrões significativos nos dados. E a partir desse conhecimento, tomar decisões mais assertivas baseadas em fatos. Por isso, dizem que o SAS tem “O poder do conhecimento” (The Power to Know).

Mas aí você me pergunta: mas até agora você só falou de Linguagem R, Linguagem Python e Julia (softwares gratuitos), por que resolveu falar da Linguagem SAS, conhecido por ser um software caro, de uso empresarial, e de difícil acesso para pessoa física?

Porque eu percebi, que aproximadamente a cada 10 vagas divulgadas no mercado, 8 pedem conhecimento em Linguagem SAS. Porque até bem pouco tempo atrás, eu acreditava que eu só conseguiria aprender SAS, se trabalhasse em uma empresa que usa a ferramenta; até eu conhecer o SAS® University Edition. Porque eu acreditava que aprenderia se fizesse um curso presencial, mas percebi que o autodidatismo pode ser muito bem aplicado nesse caso, diante de tanto material disponível na internet, e inclusive no próprio site do SAS.

A verdade mesmo é que não existe o melhor software para tudo; o que existe é o software mais eficiente para resolver um problema específico. E que mal tem de aprender mais uma ferramenta? O mínimo que pode acontecer é você ficar mais valorizado no mercado.

Por quê aprender SAS?

São muitos motivos para aprender a trabalhar com a Linguagem SAS. Vamos listar apenas 3 que acreditamos serem suficientes para você ficar motivado.

  1. Alta empregabilidade: acredito que não preciso falar muito sobre o assunto. Já citei no texto a incidência de vagas com requisitos no software. Esse motivo sozinho, já é suficiente para motivar qualquer profissional. Você está motivado?
  1. Leitura de arquivos de outros softwares estatísticos: você pode achar que todos os arquivos que desenvolveu no R, SPSS, Minitab, Excel, Stata; e que você armazenou com tanto cuidado no GitHub serão perdidos. Mas não serão! O SAS incorpora os programas e converte em um formato de arquivo SAS. Portanto, você não vai perder sua experiência de anos em outros pacotes estatísticos. Você vai acrescentar conhecimento.
  1. O poder da análise de dados: O SAS é versátil e poderoso o suficiente para satisfazer suas necessidades quando o assunto é análise de dados. Tem inúmeros procedimentos, que vão desde análise descritiva, passando por inferência, e chegando a modelos de previsão. É um sistema integrado via módulos, que você pode facilmente transferir o aprendizado de um módulo para o outro.

Como aprender?

Se você não trabalha em uma empresa que possui a ferramenta (e eu me incluo nessa), temos uma notícia para te dar. Talvez você saiba disso, ou talvez não; mas o SAS possui uma versão gratuita para futuros analíticos, conhecida como SAS University Edition, como eu mencionei no início do texto.

Para quem não tem acesso na empresa ou na Universidade, essa versão é uma ótima escolha para aprender em casa, na melhor versão, by yourself. É importante frisar, que ele não é uma versão simplificada da utilizada no mundo corporativo. Isso significa, que se você se dedicar, terá a oportunidade de utilizar os métodos estatísticos diretamente da sua casa, independente se você tem Windows, Mac ou Linux.

Se você quer saber o que é preciso para instalar e como fazer, clica AQUI.

O que aprender?

Diante de tanto material disponível, a primeira pergunta que deve vir na sua cabeça é: o que aprender? Por onde começar? Posso adiantar que as possibilidades de aprendizado são enormes.

O próprio site do SAS oferece materiais gratuitos para ensino, como tutoriais, vídeos, comunidades (interação com outras pessoas), testes para certificações. Pode ter certeza que uma delas é para você.

Se você for iniciante, e eu puder dar um conselho, siga os primeiros passos de aprendizado, na parte destinada a “Treinamento SAS”. Por lá, você vai encontrar mais de 200 tutoriais gratuitos, entre textos e vídeos. Poderá começar um curso online de SAS, e se quiser, de Estatística aplicada no software. Escolha um meio, e aprimore seus conhecimentos.

Dica: Se você realmente se interessar pelo software, e adquirir conhecimento ímpar, pense na possibilidade real de conseguir uma certificação SAS, válida em qualquer parte do mundo.


Fontes

SAS. “SAS bate recorde de resultados no primeiro trimestre de 2016”. Press Release – 2 de maio de 2016: http://bit.ly/2fE0Bb7

Site do SAS: http://www.sas.com/

Material usado

Imagem SAS – The Power to Know: http://bit.ly/2ezqAMp

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico

Twitter: https://twitter.com/oestatisticoweb

Instagram: https://www.instagram.com/oestatistico

Pinterest: https://br.pinterest.com/estatisticoblog