Em uma das minhas últimas matérias, eu escrevi sobre os motivos de você aprender a programar na Linguagem SAS. Como adquirir esse conhecimento, e por onde começar aprendendo. Se você ainda não leu, clica AQUI. Será um investimento de 5 minutos do seu tempo, que será útil para o próximo passo.

Já leu? Ficou motivado? Está com o PC ligado? Então vamos lá!

Agora que você já conhece a versão gratuita do SAS, poderá optar em instalá-la na sua máquina, ou não. Mas diante de tudo que foi dito na matéria anterior, acredito que você vai pelo menos tentar baixar o software. Não me desaponte!

E para ajudá-lo, resolvi compartilhar a minha experiência nesse processo, que não foi das mais simples; já que meu notebook estava com algumas restrições. E eu espero sinceramente que o seu não esteja. Mas se tiver, no final do texto teremos dicas.

Requisitos mínimos da sua máquina

Antes de você começar a fazer o download do software, e arrancar seus cabelos porque o processo não termina nunca; eu sugiro que você verifique, se seu PC atende os requisitos mínimos para rodar o SAS University. Mas não precisa sair por aí procurando, eu conto para você.

No caso de computadores com sistema Windows será preciso: Microsoft Windows 7 ou posterior; 64 bits com 1 GB de memória RAM; um software de virtualização (VMware Player 6 ou posterior; Oracle VM VirtualBox 4.3.12); um navegador (Microsoft Internet Explorer 9, 10 ou 11; Mozilla Firefox 21 ou posterior; Google Chrome 27 ou posterior).

Se você é da maçã, e usa Mac, será preciso: Mac OS X 10.8 ou posterior; 64 bits com 1 GB de memória RAM; um software de virtualização (VMware Fusion para OS X 6.0; Oracle VM VirtualBox 4.3.12); um navegador (Apple Safari 6 ou posterior; Mozilla Firefox 21 ou posterior; Google Chrome 27 ou posterior).

E se você usa Linux, procura AQUI.

Como instalar?

Pronto! Seu PC atende todos os requisitos! Então está na hora de escolher como usar o software. Se vai ser direto na máquina, ou acesso na nuvem, com direito a serviço (pago) na Amazon Web Services. Faça sua aposta.

Mas se seu PC não passou no teste dos requisitos mínimos, talvez esteja na hora de …. Bem, você sabe!

Depois que você optar por um tipo de utilização, será necessário você instalar um software de virtualização compatível com seu sistema operacional (de acordo os requisitos mínimos do tópico anterior). Caso você precise instalar, clique AQUI. É muito importante que você assista o vídeo de instalação (4’25’’), porque ele apresentará dicas essenciais para o funcionamento do sistema, como por exemplo, criar um ambiente virtual, e associar o SAS University Edition vApp.

Se você já tiver um ambiente virtual, apenas certifique-se de que realmente é o que você precisa. O ambiente virtual deve ser compatível com a versão do software. Caso contrário, não funciona.

Depois que você fizer o download do software de virtualização, ou se certificar de que tem o que precisa; é hora de baixar o SAS University Edition.

Perceba que quando você solicitar o download, o SAS vai solicitar que você faça um cadastro, e crie um perfil de usuário na plataforma. Será necessário que você aceite os termos de licença (caso queira continuar), e inicie o processo de baixar o arquivo.

Tela inicial de cadastro

Tela inicial de cadastro

O arquivo que eu baixei tem 1,9 GB. Não tenha pressa. Vá comer; assista um filme; saia com amigos; ou simplesmente durma, pois o processo é um pouco demorado. Eu levei 7 horas em uma internet de 30 mega (vou ficar devendo a velocidade).

Depois que você baixar o arquivo, associe-o à um ambiente virtual. Quando você fizer isso, o programa dará um endereço na web, para que você possa digitar no navegador, e começar a programar no SAS.

Está pronto, seu novo ambiente de trabalho. Agora é só acrescentar mais conhecimento na sua carreira profissional.

Dicas e considerações

  1. Baixe os programas certos. Quando falo isso, quero dizer compatíveis.
  2. Verifique se seu computador está autorizado a rodar uma máquina virtual (eu precisei alterar o status da BIOS).
  3. Segundo o site do SAS, o University não é reduzido, e portando você poderá trabalhar com muitas técnicas e modelos estatísticos.
  4. Cada usuário deverá ter seu cadastro, pois eles são restritos. O que impossibilita (dificulta) a instalação em laboratórios de estudo.
  5. Após ler todo o material, eu não encontrei necessidade de vínculos com instituições de ensino, para que a instalação seja realizada.
  6. Até o momento, o SAS que instalei funciona perfeitamente.

Agora sim! O SAS University Edition na sua casa! Pode usar na sala, no quarto, na cozinha; onde você quiser.

Grande abraço! Esperamos que você tenha conseguido instalar. Agora é só começar a programar.


Fontes

Site do SAS: http://www.sas.com/

Material usado

Foto do SAS: The Power to Know

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico

Twitter: https://twitter.com/oestatisticoweb

Instagram: https://www.instagram.com/oestatistico

Pinterest: https://br.pinterest.com/estatisticoblog