Olá! Agora que você já teve acesso aos posts sobre (quase) todos os cursos da “Formação Cientista de Dados” oferecido pela Data Science Academy,  chegou a hora de fecharmos o ciclo com chave de ouro, e apresentarmos o último curso da série, e um dos mais importantes, pois é ele quem vai comunicar os resultados ao seu cliente.

Você está pronto para conhecer a proposta do curso “Visualização de Dados e Design de Dashboards?” Está pronto para condensar um volume imenso de dados em gráficos, infográficos e dashboards, que fariam você ficar algumas horas deslumbrando os resultados incríveis que podem ser gerados com essas ferramentas?

Então conforme eu havia prometido, vem comigo, e vamos mergulhar nesse universo repleto de conhecimento.

Mas antes de tudo, eu convido você a entender por que é tão importante usar ferramentas de Visualização de Dados, e você vai perceber que esse tipo de resultados veio para ficar. Basta ter acesso as matérias de mídia de massa, que você poderá confirmar esse fato. Recomendo muito, a leitura de um post que eu escrevi sobre “Uma forma deslumbrante de ver os dados.

De forma resumida, posso dizer que a Visualização de Dados permitirá que você transmita informações impactantes por meio de visualizações expressivas, onde milhões de linhas são representadas por gráficos, imagens e quadros. Todos os dias eu analiso milhões de linhas de dados, e uma das minhas missões é transformar “toda aquela bagunça” em informação que faça sentido para o negócio. E tenho que apresentar os resultados de forma visual, porque é dessa forma que a maioria das pessoas entendem. Geralmente faço isso, utilizando apenas 1 folha. Provavelmente você deve passar pela mesma situação diariamente, certo? Se não passa, acredito que queira passar!

E uma das melhores formas de visualizar dados é por meio de Dashboards, conhecidos como painéis de indicadores. Mas basicamente é por meio dele que nós vamos organizar e apresentar de forma informativa, resultados para uma melhor tomada de decisão. Vamos poder manusear e visualizar, em “tempo real”, todo tipo de informação, como no exemplo abaixo. Então vamos lá!

Uma forma de visualizar os dados

Uma forma de visualizar os dados

Por que fazer o curso?

Simplesmente por que Dashboards e Visualização de Dados são muito importantes. São eles que consolidam todo o trabalho da análise de dados. É a partir deles que contaremos nossas histórias, usando técnicas de apresentação, design, dashboards e estratégias de visualização em diversas ferramentas. Quando você criar o hábito de contar histórias por meio de dados, não vai querer fazer de outra forma.

Eu sei que provavelmente a maioria de nós está acostumada com planilhas, e mais planilhas. Ou com muitos quadros e tabelas que por muitas vezes não mostram aquilo que realmente importa. Mas está na hora da mágica acontecer. Precisamos cada vez mais, mostrar informações que “saltam aos olhos”. Já é nítido que as pessoas compreendem mais figuras e imagens, do que números em linhas e colunas. Segundo Dana Zuber, Vice-Presidente da Wells Fargo, “Uma visualização bem-feita e detalhada pode fazer uma lâmpada se acender em cima da sua cabeça. Você não consegue isso com uma planilha“.

Você precisa aprender a construir dashboards e visualizar os dados de forma detalhada para pensar de forma estratégica. Se você estiver alinhado com o negócio, inserido no mercado atual, e com visão no futuro, será possível aumentar sua vantagem competitiva, e sair na frente. Quem sabe até, criar novos mercados. Eu acredito que esse curso é um “tesouro.” O que você acha?

O que eu vou aprender?

Você aprenderá de forma única a desenhar dashboards e visualizar dados com diversas ferramentas. Serão apresentadas técnicas de apresentação, storytelling e estratégias de visualização. Serão abordados temas como, gráficos espaciais e mapas; sparklines; heatmap; particle flow map; KPI´s; Real-Time dashboards; Gantt Charts; Diagramas de rede; Storyboarding.

Dentro deste curso serão apresentados diversos conceitos estatísticos, que você irá relembrar ou aprender, em conjunto com conceitos de ciência de dados. Aproveite o ensejo, e aplique essas habilidades dentro de um novo contexto, e viva uma nova realidade.

Está preparado para relembrar (ou aprender) sobre Análise de Regressão, Análise de Séries Temporais, Análise de Agrupamento, Análise gráfica (Boxplot, histograma, polígonos de frequência)? O que você acha de aplicar técnicas de estatística e uma boa dose de programação em softwares como Tableau, Python, Power BI, SAS, e até Excel?

Bom, se você quer fazer a diferença na sua empresa ou nos seus negócios, eu o convido a fazer uma reflexão sobre esse conteúdo. Talvez possamos apresentar algo que você poderá aplicar no seu dia a dia. O objetivo aqui, é apresentar informações que façam a diferença para o negócio do seu cliente. Chega de relatórios que apresentam apenas o passado, e não nos ajuda com o futuro.

Onde posso aplicar?

Felizmente você pode aplicar esses conceitos onde quiser. Desde a padaria da esquina da sua casa à grandes Corporações Mundiais como a Coca-Cola. Todas essas empresas geram milhões de dados diariamente. E a interação com seus clientes geram mais ainda. Então por que não aproveitar todos esses dados, aplicar uma dose de conhecimento, e gerar muitos resultados?

Algumas empresas já estão fazendo isso, e provavelmente você gostaria de conhecer alguns casos, certo? Então veja os casos que eu contarei exclusivamente para você:

  • A Allrecipes, maior marca digital de culinária do mundo, não precisa adivinhar o que seus clientes estão fazendo ou o que gostariam de fazer. Eles simplesmente analisam os dados gerados pelo comportamento diário de cada um deles, e adaptam seus conteúdos e produtos às necessidades dos clientes. Dessa forma, conseguem tomar decisões em tempo real; como por exemplo, criar e distribuir um novo produto;
  • A Pague Menos, uma das maiores cadeias de farmácias do Brasil, utiliza técnicas de visualização de dados para acessar informações instantâneas de bases de dados com mais de 200 milhões de linhas. Isso permitiu à cadeia de farmácias acompanhar ás vendas quase que em tempo real;

Acredito que esses 2 exemplos já farão você ficar curioso para pesquisar mais possibilidades. E aí? Está animado e ansioso para obter mais informações como eu estou?

Informações adicionais

P.S: Se você se interessou pelo curso, como eu me interessei, não perca tempo, e acesse o site da Data Science Academy para maiores informações. Esse curso específico começa dia 28 de novembro. E se você perdeu alguma matéria dessa série, é só clicar nos links abaixo:

Curso 1: Big Data Analytics com R e Microsoft Azure Machine Learning.

Curso 2: Big Data Real-Time Analytics com Python e Spark.

Curso 3: Engenharia de Dados com Hadoop

Curso 4: Machine Learning (ou aprendizagem de máquina)

Curso 5: Business Analytics

 


Material usado

Imagem de Dashboard: http://bit.ly/29goGkT

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