Olá, tudo bem com você? Eu espero que sim! É com muita satisfação que eu estou passando por aqui para comemorar com você, o 1° ano de blog. Isso mesmo! Estamos de aniversário, e agora que completamos 1 ano, já sabemos caminhar e falar; praticamente um bebê. É claro que aprendemos isso com a sua ajuda. Pois sem você, isso não seria possível! Então obrigado a você leitor, por construir essa história comigo!

Se você for curioso, como eu sou, provavelmente você já deve ter se perguntado por que eu resolvi fazer esse blog, ou simplesmente pensado de onde veio essa ideia “maluca.” Bom, se você não se perguntou, saiba que eu já tive que responder essas e outras perguntas algumas vezes; mas não me canso de respondê-las. Então vamos lá! Quer conhecer nossa história?

Uma ideia

Sempre tive a paixão de aprender como as coisas funcionam, e tentar explicar para as outras pessoas. Sou curioso por natureza, e tenho fome de aprendizado. Às vezes até me perco um pouco por causa dessa vontade de sair aprendendo tudo que vejo pela frente. Eu leio tudo que vocês possam imaginar; de livros a panfletos de supermercado; de tweets a outdoors; de revistas a frases de camisetas; e são a partir dessas leituras, que surgem muitas ideias.

Essas ideias geram oportunidades de aplicação da Estatística, e de outros conhecimentos, que eu adquiri ao longo da minha “juventude” (mas quero deixar claro, que eu ainda sou bem jovem; embora alguns leitores me mandem mensagens com a palavra “Senhor” rsrs.).

Mas aplicar conhecimentos nas mais diversas áreas, sempre foi meu sonho de consumo. Por que afinal de contas eu tinha que me contentar com apenas uma área? Eu não queria! E esse foi um dos principais motivos de eu ter escolhido a profissão de estatística.

Sempre gostei de entender assuntos complexos, e simplificar os conhecimentos para meus amigos e minha família. Pensando nisso, resolvi criar meu primeiro blog em 2009, também sobre estatística; mas ele não durou 6 meses. Acho que eu não estava preparado, pois manter um blog ativo requer alguns sacrifícios, que nem todo mundo está preparado para fazer. É questão de comprometimento! Você tem que estar comprometido com o leitor.

Mas ano passado, tive a minha 2.ª chance, e resolvi não a desperdiçar. Depois de alguns anos explicando conceitos para amigos, colegas de trabalho, conhecidos, alunos, empresários, médicos; resolvi me comprometer com a educação das pessoas. Já que a estatística é tão importante (e será mais ainda), por que não a apresentar de maneira divertida, intuitiva, aplicada e lúdica? Estatística não precisa ser algo chato!

Promover a estatística e suas aplicações, tornando o conhecimento acessível a um número maior de pessoas, é o objetivo principal do blog “O Estatístico.” E como pretendemos fazer isso? Criando comunidades para compartilhar conhecimento; conectando pessoas; disponibilizando conteúdo. Eu estou comprometido com você!

comprometido-oestatistico

Você está comprometido?

Uma conversa

Como eu coloquei esse plano em prática?

Durante um jantar entre amigos, em um restaurante japonês, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, em um determinado momento surgiu um assunto relacionado à estatística. Confesso que eu não lembro o assunto. Mas lembro que eu deixei todo mundo falar, e depois coloquei meu ponto de vista, explicando de maneira prática o fato.

De repente, meu amigo interrompe a conversa e diz: “caramba, agora eu entendi esse negócio!” Para dar uma força, minha esposa emenda na sequência: “ele explica muito bem, e fica fácil entender.”

Nessa noite foram discutidas várias possibilidades, onde eu pudesse compartilhar conhecimento: professor de faculdade, palestrante, multiplicador de conhecimento na empresa que eu trabalho, consultor, e por que não, blogueiro? Confesso que no começo eu não quis me comprometer com nenhuma dessas possibilidades. Fiquei assustado só de pensar que eu teria mais trabalho para fazer. E meu tempo de lazer diminuiria consideravelmente.

A não ser que eu considerasse o blog um lazer! Isso seria possível? Sim, seria! Com o apoio da minha esposa, e dos meus amigos Alexandre e Alexandra, o plano foi colocado em ação. Um domínio e um template do WordPress foram comprados; uma página no facebook foi criada; uma conta no Twitter veio em seguida; depois chegaram Instagram e Pinterest. E mais recentemente, o badalado Snapchat (mas confesso que ainda estou me adaptando ao aplicativo. Se quiser me adicionar, é só procurar por “oestatistico.”)

Agora o projeto tinha sido iniciado! Não tem mais volta. E sabe o que estávamos fazendo no restaurante japonês nesse fatídico dia? COMEMORANDO!

Uma comemoração

Fomos ao restaurante comemorar a “defesa do trabalho de conclusão de curso” da minha esposa; e sua quase certa formatura no Instituto Federal de Santa Catarina. Como fã de comida japonesa, ela escolheu o melhor da cidade, para comemorarmos sua conquista, e a realização de um dos seus sonhos. Mal sabíamos que dessa comemoração surgiriam ideias que mudariam nossa forma de enxergar o mundo, e consequentemente nosso futuro. E de lá pra cá, muitas coisas já aconteceram.

Tive a oportunidade de conhecer e conversar com profissionais com vasta experiência no mercado; conectei pessoas, e fui conectado; fui convidado para ser conselheiro no CONRE-4; fui convidado para fazer consultorias, e palestrar em algumas cidades, como Belo Horizonte. Fiz amizades e ampliei minha rede de contatos. Diariamente os leitores me pedem conselhos e recomendações. Não consigo quantificar tamanho aprendizado ao longo dos últimos 12 meses!

Agora que você sabe como tudo começou, eu quero dividir as conquistas com você nesse 1° ano. E para isso, não poderiam faltar estatísticas, certo? Então vamos aos números:

É importante dizer, que todo o nosso tráfego é gerado de forma orgânica, ou seja, sem pagar para nenhuma dessas ferramentas. Acredito que dessa forma, reuniremos apenas pessoas engajadas, e que se identificam com a proposta do blog.

Confesso que diante desses números, fiquei surpreso com a repercussão do blog. Afinal de contas, estamos falando de um assunto que muitos profissionais evitam, e muitos possuem até aversão, por causa da proximidade com a matemática. Mas estamos por aqui para esclarecer um pouco as coisas. Acredito muito que compartilhar conhecimento é a nova forma de aprender.

E estamos aprendendo muito! Durante esses 12 meses, eu aprendi muito com cada 1 de vocês. Muitas críticas, elogios, sugestões, pedidos, recomendações. Obrigado por você fazer “O Estatístico” um blog melhor. Ainda temos muitas ideias para colocar em prática. Vontade temos, e muita. Mas precisamos aprender a administrar melhor o tempo.

P.S: Se você mandou e-mail; Messenger; WhatsApp; mensagem no Linkedin, facebook, Instagram, Twitter, ou me ligou; eu vou responder ou retornar. Apenas peço um pouco de compreensão, porque 24 horas já não são mais suficientes rsrs.

Um abraço e até a próxima! E se você ainda não curtiu ou seguiu “O Estatístico” em uma dessas redes sociais, dá uma forcinha, e ajuda a divulgar nosso trabalho. Algumas mídias possuem conteúdos diferentes.


Fonte de imagens:

Foto de aniversário: acervo pessoal

Imagem de reunião: http://bit.ly/29M19qr

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico

Twitter: https://twitter.com/oestatisticoweb

Instagram: https://www.instagram.com/oestatistico

Pinterest: https://br.pinterest.com/estatisticoblog