Todos nós precisamos da estatística! Nossas vidas estão repletas de eventos aleatórios. Eventos que acontecem com uma certa probabilidade.

A estatística, cada vez mais presente na sua vida, é a ciência que ajuda você a organizar, tratar, exibir e descrever os dados utilizando tabelas, gráficos e medidas de resumo, na sua forma mais simples. A probabilidade é a medida que auxilia você a calcular e enxergar as possibilidades de que um evento possa acontecer.

Nesses dois universos, existem muitas lições que você pode aprender para melhorar o seu trabalho e facilitar a sua vida. Mas no momento, listamos apenas 5 para que você possa ir se acostumando com elas, ok?

Mas vamos lá! Se você chegou até aqui é porque quer aprender essas lições. Então, abre seu Evernote, Trello, bloco de notas ou seu caderninho mesmo, e anota as lições.

1. A Estatística trabalha com a incerteza

A Estatística é uma ciência que trabalha com a incerteza. As técnicas e métodos utilizados na coleta, organização, tratamento, análise e descrição dos dados tornam o seu trabalho mais representativo, e valida a informação, considerando uma margem mínima para interpretações enviesadas. Ou seja, trabalhamos com a incerteza calculada.

2. A Probabilidade é uma medida baseada em frequências

A origem da palavra “probabilidade” vem do latim probare, que significa provar ou testar. Pensando dessa forma, a probabilidade é algo que tende a ser testado, e isso acontece estudando a frequência da ocorrência de eventos. Um exemplo simples e que provavelmente você começou a estudar probabilidade é o de lançamento de moedas. Você tem duas possiblidades de ocorrências do evento (cara ou coroa), e à medida que você observa os lançamentos (frequências), a probabilidade tende a se igualar.

3. O evento está no espaço amostral

Um evento só pode acontecer se ele fizer parte do espaço amostral (onde estão todos os eventos possíveis de acontecer). Isso pode até parecer óbvio para você, mas eu já tive acesso à pesquisa que queria saber a opinião das mulheres sobre um determinado serviço, mas só havia homens entrevistados. Ou seja, o seu evento de interesse não fazia parte do espaço amostral. Como obter resultado da pesquisa? Só refazendo!

4. Dados são diferentes de informação

Existe uma diferença entre dados e informação. O dado por si só é apenas um número, um texto, um vídeo ou um som; e fora de contexto, não significa absolutamente nada. No entanto, a informação está nos dados. Quando aplicamos métodos de extração e análise de dados, transformamos o “dado bruto” em informação, que vira conhecimento. Por tanto, extrair dados de qualidade e relevantes fazem toda a diferença.

5. A Estatística nos dá uma perspectiva do mundo

A Estatística é tão importante porque ela nos dá uma compreensão sobre nós mesmos e gera uma perspectiva sobre o mundo. Ela ajuda a entender como você vive, se relaciona, compra, se locomove, come; e representa a sua vida de forma individual e em grupo. Com o imenso volume de dados disponível e com a aplicação da estatística é possível entender praticamente tudo que possa ser observado.

Essas são as 5 lições de hoje. Espero que você tenha gostado! E fique de olhos porque nos próximos dias teremos a sequência desse post.

Ah, e se você tiver lições de Estatística e Probabilidade que você aprendeu, conta pra gente aqui nos comentários.

P.S: Caso você conheça algum amigo que acredita que a estatística não faz parte da vida dele, compartilha esse texto com ele.

Um abraço e até o próximo texto!


Material usado

Imagem dos dados sobre o livro: https://elblogdeltriptofano.es/tag/consejos/