Parabéns a você que escolheu uma das profissões mais promissoras do futuro. Parabéns a você que decidiu aprender estatística para realizar suas análises, mesmo sendo formado em outra profissão. Parabéns a você que optou por aprender estatística para sua vida pessoal.

Hoje é 29 de maio e neste dia comemora-se o “Dia do Estatístico”. O Estatístico é parabenizado no dia 29 de maio em homenagem à criação do Instituto Nacional de Estatística (INE), que aconteceu neste mesmo dia no ano de 1936. Talvez você não conheça o INE porque apenas 1 ano depois ele incorporou o Conselho Brasileiro de Estatística e mudou de nome. A partir de 1937 passou a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE é conhecido por realizar pesquisas sobre a população, a economia e a geografia do Brasil. Ele é o órgão responsável por realizar uma das pesquisas mais importantes para o país, conhecida como censo. É por meio dessa pesquisa que é possível identificar as características da população e dos domicílios. Para a realização da pesquisa, a presença do estatístico é imprescindível, pois ele é o profissional responsável por planejar, processar e analisar as informações.

Mas esse não é o único trabalho que o estatístico pode fazer. O leque de oportunidades é imenso e as possibilidades de modelar o futuro são de proporções grandiosas.

A Estatística é muito poderosa e tem a missão de ajudar a modelar o futuro da sociedade e proporcionar uma vida melhor para as pessoas e o planeta”.

Com o advento de novas tecnologias e a abundância de dados é possível fazer muito mais. É possível modelar o futuro. Podemos analisar dados de tráfego de veículos em grandes cidades e orientar os governos a construírem viadutos, alargarem ruas, mudarem sentidos de rotas; melhorando a mobilidade urbana de uma cidade. Podemos analisar dados sobre uma epidemia e descobrir focos de disseminação e rotas de evolução das doenças. Podemos analisar dados e imagens de satélite para identificar quais são as melhores regiões para o plantio de uma determinada cultura. São infinitas possibilidades.

Analisar dados é ajudar toda uma sociedade a se desenvolver. É fazer parte da evolução e da história de pessoas, empresas, governos, países. É entender o meio em que vivemos e compartilhar com as pessoas. Analisar dados é descobrir sobre as pessoas e sobre o mundo.

“Analisar dados é descobrir o que é preciso para tornar o mundo um lugar melhor para todos”

 

Parabéns a todos os estatísticos que contribuem de alguma forma com a evolução da sociedade

Um abraço e até o próximo texto!


Material usado

Imagem das pessoas batendo palmas: http://www.womenonbusiness.com/use-stories-captivate-audience/