Select Page

As Oportunidades da Inteligência Artificial

As Oportunidades da Inteligência Artificial

Dizem que 2017 será o ano da Inteligência Artificial. Eu acredito que sim. Quem teve a oportunidade de assistir a sessão de Inteligência Artificial no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, deve ter percebido que a IA, como é chamada a Inteligência Artificial de forma abreviada, já está presente nas nossas vidas.

A sessão do Fórum Mundial que contou com a presença de Satya Nadella (Microsoft), Ginni Romethy (IBM), Joichi Ito (MIT), Ron Gutman (HealthTap) e Robert Smith (Vista Equity Partners), mostrou que as grandes empresas estão investindo em novas tecnologias, e muitas oportunidades irão surgir de acordo com a dinâmica do mercado.

Mas o que é Inteligência Artificial? Qual será o impacto que essa tecnologia terá no mercado?

De forma bem simples, a IA é uma área da ciência da computação responsável por criar sistemas que simulem o raciocínio humano. Os sistemas recebem muitos dados e aprendem com eles, analisando e cruzando milhares de informações em uma velocidade espantosa que nenhum ser humano seria capaz de reproduzir.

Também dizem, que a IA será responsável por milhares de pessoas perderem seus empregos. Embora isso de fato vá acontecer, eu não vejo de uma forma tão pessimista assim. Eu acredito que oportunidades de novas aplicações surgirão e o nosso aprendizado deverá ser constante.

Então pensando em fortalecer a ideia de que a IA trará muitas oportunidades para nossa carreira, a dica de hoje é uma sugestão do leitor Igor Ofrante, estudante de estatística da Universidade Federal do Espirito Santo, que já está percebendo as mudanças e as oportunidades de novos mercados para nossa profissão.

Juntos, convidamos você a assistir o programa Mundo S/A pautado na “Indústria por trás do uso da Inteligência Artificial”. Talvez você esteja se perguntando: “Mas o que estatística tem a ver com isso? ” Tudo!

Perceba a quantidade de oportunidades criadas para a nossa atuação em diferentes mercados, como marketing, varejo, bens de consumo, finanças e desenvolvimento de softwares. Eu particularmente ficaria muito feliz se você comentasse nesse post o que encontrou no vídeo ou até mesmo relatasse sua experiência com o tema. Então, aperta o play aí!

Você sabe que uma das atribuições dos estatísticos é analisar dados. As aplicações com inteligência artificial aprendem por meio de análise de dados. Geralmente o treinamento é por meio de feedback positivo e negativo; ou seja, de acordo com a resposta dada pelo sistema, o usuário pode dizer se está de acordo ou não, e assim o sistema vai sendo aprimorado, conforme o tempo e a quantidade de dados analisada.

Se tem análise de dados, nós podemos trabalhar. Eu diria que apostar no mercado de IA, além de ser um grande desafio, é ter a oportunidade de ajudar a sociedade a resolver mais problemas no futuro, e de uma forma mais eficiente.

O mundo está cada vez mais conectado e gerando muito mais informação. Para tratar com esse grande volume de dados é muito importante o conhecimento de estatística e novas tecnologias.

Para você ter uma ideia desse novo mercado, “até o final da década, a Inteligência Artificial deve ajudar as empresas norte-americanas a economizarem cerca de US$ 60 bilhões”.

O mercado de softwares, hardwares e serviços relacionados à Inteligência Artificial vai chegar a US$ 47 bilhões em 2020.

Nós temos uma grande oportunidade para aprender e entrar nesse novo mercado; trabalhar com grandes volumes de dados e utilizar o poder das novas tecnologias. Mas para isso, não podemos deixar de estudar. Esse é um risco que você não pode correr.

Diante dos fatos, o que você vem estudando em paralelo ao seu trabalho ou a sua faculdade? Lembre-se! Esse é um mercado de grandes oportunidades e desafios, mas você será capaz de fazer parte dele apenas se continuar se atualizando.

Então estude novas tecnologias, aprenda novamente técnicas estatísticas e acompanhe as tendências do mercado. Fazendo isso, você já estará na direção certa!

Segundo Guga Stocco, head de inovação e estratégia Banco Original, os empregos estão sendo substituídos por pessoas de outros níveis de conhecimento, como cientistas de dados, estatísticos, desenvolvedores, psicólogos. O Banco Original está contratando muita gente com esse conhecimento.

Abraço e até a próxima!


Fontes

Lashinsky, Adam. “2017 Will Be the Year of AI”. Fortune Tech. December 30, 2016: http://fortune.com/2016/12/30/the-year-of-artificial-intelligence/

Lewis-Kraus, Gideon. “The Great A.I. Awakening”. The New York Times Magazine. December 14, 2016: https://www.nytimes.com/2016/12/14/magazine/the-great-ai-awakening.html?_r=1

Mundo S/A. (15 de março de 2017). A Indústria por Trás do uso da Inteligência Artificial [arquivo de vídeo]. Assistido em https://www.youtube.com/watch?v=lZD1RJTwjXg&t=12s

World Economic Forum Annual Meeting. (17 de janeiro de 2017). Artificial Intelligence [arquivo de vídeo]. Assistido em

https://www.weforum.org/events/world-economic-forum-annual-meeting-2017/sessions/the-real-impact-of-artificial-intelligence

Amplie seu conhecimento

Asimov, Isaac. “Eu, Robô”. Gnome Press (2 de dezembro de 1950), 320p.: http://amzn.to/2n3p5gk

I, Robot. Dir. Alex Proyas. Perf. Will Smith, Bridget Moynahan, Bruce Greenwood. Twentieth Cntury Fox Film Corporation, 2004. Filme: http://www.imdb.com/title/tt0343818/

Ex Machina. Dir. Alex Garland. Perf. Alicia Vikander, Domhnall Gleeson, Oscar Isaac. Universal Pictures International, 2014. Filme: http://www.imdb.com/title/tt0470752/

Material usado

Mulher e robô: http://bit.ly/2n3xjVK

  • JC Soares

    Fascinante

Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Instagram

Twitter

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This