Select Page

O Dia do Estatístico e sua Chance de Modelar o Futuro

O Dia do Estatístico e sua Chance de Modelar o Futuro

Parabéns a você que escolheu uma das profissões mais promissoras do futuro. Parabéns a você que decidiu aprender estatística para realizar suas análises, mesmo sendo formado em outra profissão. Parabéns a você que optou por aprender estatística para sua vida pessoal.

Hoje é 29 de maio e neste dia comemora-se o “Dia do Estatístico”. O Estatístico é parabenizado no dia 29 de maio em homenagem à criação do Instituto Nacional de Estatística (INE), que aconteceu neste mesmo dia no ano de 1936. Talvez você não conheça o INE porque apenas 1 ano depois ele incorporou o Conselho Brasileiro de Estatística e mudou de nome. A partir de 1937 passou a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE é conhecido por realizar pesquisas sobre a população, a economia e a geografia do Brasil. Ele é o órgão responsável por realizar uma das pesquisas mais importantes para o país, conhecida como censo. É por meio dessa pesquisa que é possível identificar as características da população e dos domicílios. Para a realização da pesquisa, a presença do estatístico é imprescindível, pois ele é o profissional responsável por planejar, processar e analisar as informações.

Mas esse não é o único trabalho que o estatístico pode fazer. O leque de oportunidades é imenso e as possibilidades de modelar o futuro são de proporções grandiosas.

A Estatística é muito poderosa e tem a missão de ajudar a modelar o futuro da sociedade e proporcionar uma vida melhor para as pessoas e o planeta”.

Com o advento de novas tecnologias e a abundância de dados é possível fazer muito mais. É possível modelar o futuro. Podemos analisar dados de tráfego de veículos em grandes cidades e orientar os governos a construírem viadutos, alargarem ruas, mudarem sentidos de rotas; melhorando a mobilidade urbana de uma cidade. Podemos analisar dados sobre uma epidemia e descobrir focos de disseminação e rotas de evolução das doenças. Podemos analisar dados e imagens de satélite para identificar quais são as melhores regiões para o plantio de uma determinada cultura. São infinitas possibilidades.

Analisar dados é ajudar toda uma sociedade a se desenvolver. É fazer parte da evolução e da história de pessoas, empresas, governos, países. É entender o meio em que vivemos e compartilhar com as pessoas. Analisar dados é descobrir sobre as pessoas e sobre o mundo.

“Analisar dados é descobrir o que é preciso para tornar o mundo um lugar melhor para todos”

 

Parabéns a todos os estatísticos que contribuem de alguma forma com a evolução da sociedade

Um abraço e até o próximo texto!


Material usado

Imagem das pessoas batendo palmas: http://www.womenonbusiness.com/use-stories-captivate-audience/


  • Fernando Carvalho

    Raniere, hoje é o dia para se comemorar, o dia da classe estatística quero parabenizá-lo por difundir de forma clara e empolgante o estudo e a abrangência desta área tão importante para todos, princialmente para nós atuários com os trabalhos em parceria.

    • Olá Fernando!

      Muito obrigado pelos parabéns.
      Compartilhar conhecimento é uma das melhores formas de aprendizado.

      Abraço!

  • Emilly Botelho

    Parabéns Rani por difundir essa ciência maravilhosa de forma clara, dinâmica e descontraída, apesar de muitos ainda pensarem em estatística como um monstro de sete cabeças… hahaha Parabéns a todos os estatísticos. E que mais profissionais se inspirem e também compartilhem conhecimento.

    • Olá Emilly!

      Muito obrigado pelas palavras de carinho. Nosso objetivo tem que ser “descomplicar” e não complicar.
      Em breve teremos novos parceiros. E motivar sempre foi um dos meus objetivos.

      Grande abraço!

  • Victória Carvalho Silva

    Parabéns Raniere, O estatístico!!! Parabéns especial por divulgar a estatística de forma tão clara e objetiva. Parabéns por tentar compartilhar todo seu conhecimento com pessoas que buscam cada dia um pouco de sabedoria. Parabéns por estar aberto todos os dias a ensinar àqueles que buscam na estatística uma profissão. Parabéns pela dedicação diária, sei que não é fácil, mas acredite, o suor que hoje você derrama, dará muitos frutos. Meus parabéns também a todos os estatísticos que acompanham seu blog. Grande abraço!!!!

    • Olá Victória! Muito obrigado pelas suas palavras. Posso não ser o estatístico mais inteligente do mundo, mas o meu amor pela profissão e pelos resultados que ela pode proporcionar são ilimitados. Motivar as pessoas é um dos meu objetivos quando quando eu escrevo no blog.

      Me sinto muito feliz em poder ajudar as pessoas. Isso não tem preço!

      Grande abraço!

Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Comentários recentes

Instagram

Twitter

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This