Select Page

Everyone’s Irish on March 17th

Everyone’s Irish on March 17th

Dia 17 de março é celebrado o dia de São Patrício (Saint Patrick em inglês), popularmente conhecido como St. Patrick’s Day. Mesmo não tendo nascido na Irlanda, São Patrício, que nasceu em meados do século IV, é padroeiro do país e o responsável por introduzir o cristianismo. Em virtude disso, hoje é feriado nacional na Irlanda.

O fato é que o dia de hoje, data provável da morte de São Patrício, é celebrado em muitos países, principalmente aqueles que possuem descendentes da Irlanda, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Hoje costuma ser um dia de muita festa com comidas típicas da Irlanda, como Irish Stew, Fish and Chips, Bacon and Cabbage; sempre acompanhado de uma boa Guinness.

Mostrando como uma herança cultural pode ser difundida e incorporada em diversos países por meio de descendentes, neste caso irlandeses, temos algumas estatísticas interessantes dos Estados Unidos onde a imigração foi intensa. Então confere aí nosso infográfico:

Então agora que você conhece um pouco da cultura irlandesa e as estatísticas de resultados da imigração dos irlandeses para os Estados Unidos, aproveita que hoje é sexta, e no fim do expediente celebre o St. Patrick’s Day em um bar na esquina mais próxima. A experiência será muito boa!

Quero agradecer imensamente meu amigo Osimar Pereira pelas contribuições e motivação para escrever esse texto para você. Sem seu incentivo e experiências relatadas do tempo em que esteve na Irlanda, esse post não seria o mesmo.

Abraço e até a próxima!


Fontes

IRISH GENEALOGY TOOLKIT. A history of St Patrick. Disponível em: http://www.irish-genealogy-toolkit.com/history-of-st-patrick.html. Acesso em: 17 de março de 2017.

UNITED STATES CENSUS BUREAU. Irish-American Heritage Month (March) and St. Patrick’s Day (March 17): 2017. Disponível em: https://www.census.gov/newsroom/facts-for-features/2017/cb17-ff05.html?intcmp=sldr1. Acesso em: 17 de março de 2017.

Material usado

Homem servindo Guiness: http://www.statisticbrain.com/st-patricks-day-statistics/

  • OzzY

    Essas estatísticas conseguem mostrar o quanto uma cultura pode influenciar outra, principalmente nas Américas que foram fundadas e colonizadas por imigrantes de várias partes do mundo.
    Esses dados se tornam muito importante nos dias atuais onde a discussão sobre imigração está em destaque.

    Parabéns pelo texto e pelo infográfico!
    Ótimo St. Patrick Day pra você!

    Sláinte!

    • Olá OzzY! Muito obrigado pelo comentário e ajuda com o texto.

      Existem estatísticas que são muito importantes para compreendermos a sociedade a qual vivemos, e essa é uma delas.

      Concordo plenamente que o tema é importante para os dias atuais, principalmente quando países que foram colonizados por diversas nacionalidades, começam a dificultar a entrada de novos imigrantes. Como seriam os estados do Texas, Califórnia, Georgia, Nova York e Massachusetts, que possuem uma grande concentração de ascendentes irlandeses, se a imigração não tivesse ocorrido?

      “Lá fhéile Pádraig sona dhuit!”

Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Comentários recentes

Instagram

Twitter

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This