Select Page

A Dama da Lâmpada

A Dama da Lâmpada

Florence Nightingale, conhecida como a “Dama da Lâmpada”, nasceu em 1820 na cidade de Florença, na Itália. Enfermeira por educação e apaixonada por gráficos, ela foi responsável por criar um dos gráficos que mudariam o mundo e melhorariam a vida da sociedade na época, e perpetuaria até os dias atuais.

Entre 1853 e 1856 aconteceu um conflito sangrento entre a Rússia e uma coligação entre Inglaterra, França e Império Otomano, que ficou conhecida com a Guerra da Crimeia e aconteceu no mar Negro. Como toda guerra, havia muitos feridos e mortos. Na época, pensava-se que os feridos que vinham a morrer eram consequências da guerra; mas as estatísticas provaram o contrário. Foi a partir de análises estatísticas que Florence Nightingale fez uma descoberta revolucionária, que mudaria para sempre os atendimentos e cuidados com pacientes nos hospitais do mundo, reduzindo drasticamente as mortes por infecção hospitalar.

Florence desenhou, pintou e mostrou ao mundo que as infecções hospitalares e as más condições de cuidados com os pacientes matavam mais do que as batalhas. O gráfico criado por Florence, conhecido popularmente como “Diagrama de causas de mortalidade” traduziu em formato de imagem, o que os números queriam dizer.

O Diagrama revelou que a maioria dos soldados morria nos leitos dos hospitais. A cólera, a disenteria e o tifo matavam 10 vezes mais do que os ferimentos por batalha. As más condições, como falta de higiene do local, ausência de luz e ar fresco provocava milhares de mortes que poderiam ser evitadas. O governo inglês acreditou no que viu, e resolveu melhorar as condições sanitárias dos hospitais, reduzindo a mortalidade dos soldados de 42% para quase 2%.

Esse fato histórico, contado de maneira resumida, mostra o quanto é importante a aplicação da estatística. Florence Nightingale, nascida no início do século XIX, mulher, enfermeira e no meio de uma guerra, utilizou seu conhecimento em enfermagem e sua intuição matemática, para resolver um problema real da época, e ajudou a salvar milhares de vidas. Esse é um dos belos casos em que uma análise estatística representada por uma boa imagem, ainda é um dos melhores meios para se comunicar com a sociedade.

Entre outros feitos, Florence Nightingale é reconhecida por:

Florence representa a força, a inteligência e a coragem de todas as mulheres.

“O Estatístico” deseja a você, um feliz dia das mulheres.

Até a próxima!


Amplie seu conhecimento

A história de Florence. Direção: Daryl Duke. Produção: Cypress Point Productions. 1985: http://www.imdb.com/title/tt0089157/

COSTA, R. et. al (2009). O legado de Florence Nightingale: uma viagem no tempo, in texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, Out – Dez; vol. 18, nº 4, pp. 661-669.

Ranker vote on everything. List of famous statisticians. Disponível em http://www.ranker.com/list/notable-statistician_s)/reference. Acessado em: 8 mar. 2017.

Material usado

Imagem da Florence Nightingale: http://bit.ly/2m2mHU9

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico

Twitter: https://twitter.com/oestatisticoweb

Instagram: https://www.instagram.com/oestatistico

Pinterest: https://br.pinterest.com/estatisticoblog


Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Instagram

Twitter

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This