Select Page

Não Desista de Aprender

Não Desista de Aprender

Segunda-feira é dia de dica e o objetivo hoje é motivar você a aprender.

Quem me acompanha há algum tempo ou teve a oportunidade de assistir uma das minhas palestras, sabe que sempre recomendo o aprendizado constante. Considero a capacidade de aprender uma das habilidades mais importantes do profissional moderno.

“Aprender é uma necessidade que fará você estar ou não no mercado de trabalho de agora em diante”.

Eu estava lendo uma matéria esse final de semana e pensei em recomendá-la a você, por que não? O tema é “Aprenda mais rápido”, reportagem de capa da revista Você S/A escrita por Bárbara Nór, edição de junho de 2017.

O subtítulo do texto me chamou a atenção na frase: “um terço das aptidões importantes hoje será inútil daqui há três anos”. Essa afirmação, que a princípio parece assustadora, é resultado de uma pesquisa da consultoria global Manpower Group realizada com 18.000 empresas em 43 países.

O ciclo de três anos para troca de aptidões parece inconcebível no primeiro momento. Mas quando penso com o que eu trabalhava dois anos atrás e com o que eu trabalho hoje, percebo que desenvolvi habilidades pouco exploradas por mim até bem pouco tempo atrás, como: gerenciamento de projetos, liderança e criatividade. Quando olho para trás, percebo que a afirmação tem fundamento.

Para aprender coisas novas, muitas vezes é preciso “desaprender”, desapegar ao que já sabe, abandonar a ideia de que depois que você saiu da faculdade não precisa mais aprender com tanta vontade. Ledo engano, meu amigo!

Você precisa persistir no aprendizado. Precisa estar aberto às mudanças e se adaptar rápido ao meio em que vivemos. É preciso se reinventar, transformar, inovar e pensar no futuro. Os avanços tecnológicos tendem a ficar cada vez mais rápidos e significativos. Nós mudamos todos os dias e as demandas do mercado estão em um ciclo de atualização constante.

Tenha em mente que ao desenvolver a habilidade de aprender, você abrirá caminhos para aprender outras habilidades. O que você precisa é encontrar motivação para aprender algo durante períodos específicos e de forma contínua.

Eu sei que manter o aprendizado constante não é tarefa fácil. Ainda mais se você é casado, tem filhos, animais de estimação, trabalha e faz faculdade, tem dois empregos, frequenta muitas baladas ou dorme demais. A questão é que cada um de nós possui 24 horas no dia. Cabe a cada um escolher de que forma vai investir seu tempo.

“Todo aprendizado implica em uma mudança e o desconforto faz parte”.

Aprenda mais rápido

Eficiência ou velocidade? Parece contraditório, mas o segredo para aprender mais e rapidamente é perder a pressa e criar o hábito de estudar um pouco por dia. Quer saber mais sobre como “aprender mais rápido”? Na matéria você encontrará técnicas para melhorar sua capacidade de estudo e identificará qual o seu estilo de aprendizagem.

Recomendo muito a leitura. E lembre-se! Investir na sua educação é o melhor investimento que você pode fazer e só depende de você.

 

Fonte: Revista Você S/A

Edição: junho de 2017

Matéria: Aprenda mais rápido

Onde encontrar: banca de jornal, revistarias, TIM Banca Virtual

Pré-requisito: Vontade de ler a matéria

 

Aprender algo novo é sempre bom! Compartilha com a gente o que você está aprendendo. Vamos gostar muito de ouvir você.

Um abraço e até o próximo texto!


Amplie seu conhecimento

Curso: Learning How to Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects (COURSERA): https://www.coursera.org/learn/learning-how-to-learn

Podcast do Murilo Gun. Guncast: http://guncast.com.br/

Material usado

Imagem do homem com os livros: https://oxfordtutoringblog.wordpress.com/2015/09/17/why-do-i-have-to-learn-this-english-language-arts/

Capa da revista Você S/A de julho de 2017: TIM Banca Virtual

http://www.timbancavirtual.com.br/#/viewer/1143/voce-sa-229


Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Instagram

Twitter

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This