Select Page

Por que eu escolhi a profissão de Estatístico?

Por que eu escolhi a profissão de Estatístico?

Por que alguém escolheria a profissão de estatístico? Difícil até de explicar para os pais! O que muita gente não sabe é o que um estatístico pode fazer. Ou até mesmo onde trabalhar. Muitos ainda dizem que estatística é a mesma coisa que matemática …. mas não é mesmo! Estatístico é ESTATÍSTICO! O seu trabalho depende da matemática.

Meu primeiro contato com a ciência foi ainda no 2.º grau, em Campinas, onde fiz o antigo colégio técnico. Cursando Processamento de Dados, tive uma matéria chamada de “Introdução à Estatística”, introdução mesmo. Foi durante essas aulas que “meus olhos saltaram do rosto”. Pois até então, pressionado pelos meus pais estava decidido a fazer a famosa “Ciência da Computação”. Pois segundo meu pai, “isso sim vai dar dinheiro”.

Mas quando resolvi me aprofundar no assunto, eu não tive mais dúvidas. A estatística salvaria minha vida. Naquela época, então com 18 anos, eu gostava de praticamente tudo, referente a matérias, claro: biologia, matemática, física, história, geografia, e até mesmo química.

Mas quem disse que com 18 anos o indivíduo está preparado para decidir o que vai fazer da vida?

É por isso que a estatística me salvou. Enxerguei a oportunidade de aplicar minhas habilidades matemáticas em qualquer área de atuação, qualquer mesmo (psicologia, esportes, tecnologias, educação, saúde, oceanografia). E mais tarde poderia escolher uma delas, ou até mesmo várias delas, por que não?

Resumidamente meus amigos, a estatística nos permite obter, analisar e interpretar dados para tomadas de decisões mais inteligentes em qualquer situação.

Se quiserem saber um pouco mais sobre estatística, assistam o vídeo do Canal “Geração Estatística“.

 

“No futuro, o pensamento estatístico será tão necessário para a cidadania eficiente como saber ler e escrever” — H.G. Wells


Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico

Twitter: https://twitter.com/oestatisticoweb

Instagram: https://www.instagram.com/oestatistico

Pinterest: https://br.pinterest.com/estatisticoblog


 

  • Graziela

    Nossa! Adorei o blog. Estou graduando em Estatística também e é muito bom ler textos legais assim sobre nossa profissão. Passei por esse dilema sobre o que escolher pois gostava de tudo e pensei da mesma forma. Escolhi Estatística e não me arrependo. Muito bom, estão de parabéns!

    • Raniere Ramos

      Olá Graziela! Fico feliz por ter se identificado com o Blog! Estamos apenas no começo, mas com muitas ideias para colocar em prática!
      É bem provável que você não se arrependa sobre a escolha da sua profissão, principalmente se você continua gostando de todas as áreas. É muito bom saber que podemos aplicar nossos conhecimentos na área que desejarmos. Poder mudar de área, sem ter que colocar de lado o nosso conhecimento, é simplesmente gratificante. Eu diria até FANTÁSTICO!

  • Sâmmyo Freitas

    Texto muito simpático, praticamente foram os mesmos motivos que escolhi a estatística. Tem um bom leque de opções em todas as áreas, boas oportunidades de emprego e muita matemática.

    • Raniere Ramos

      Olá Sâmmyo!
      Obrigado pelo comentário, e fico feliz que tenha gostado!
      O legal é que podemos trabalhar praticamente na área que desejamos. E aplicando todo nosso conhecimento matemático.
      Nossa área só tem a crescer!

  • Catherine Midiam

    Adorei o blog 🙂 Adorei o texto,me identifiquei bastante .
    Esta de parabéns estarei sempre aqui acompanhado seu Trabalho.

    • Raniere Ramos

      Olá Catherine!
      Fico feliz que tenha gostado! Obrigado pelos elogios!
      A ideia do blog é falar sobre a Estatística e suas aplicações em diversas áreas de uma maneira descontraída.
      Espero que continue acompanhando, pois estamos apenas no começo!

  • Patrícia Akemi

    Achei muito legal esse post! Parabenizo bastante vocês pelo blog!

    • Raniere Ramos

      Olá Patrícia, fico feliz que tenha gostado! Obrigado pelo elogio! Espero que continue acompanhando nosso trabalho!

  • Marcelo Abreu Marques de Oliveira

    Parabéns pela iniciativa!

    • Raniere Ramos

      Obrigado Marcelo! Fico feliz que tenha gostado! Continue nos acompanhando e sinta-se a vontade para comentar e contribuir!

  • jossivana

    Ameei nao só pq estou graduando em estatistica mas pq tbm passei pela mesma situação. Aos 18 anos nao sabia o q queria e a estatistica me salvos rs. Foi o curso perfeito, dificil mas perfeito pra mim!

    • Raniere Ramos

      Olá Jossivana! Fico feliz por sua satisfação e compartilho da sua experiência!
      Espero que continue acompanhando a página. Temos muitas ideias para colocar em prática, e muitas histórias e experiências para compartilhar com todos os vocês.

  • Jailton Junior Tintino

    Parabéns pelo excelente texto. Eu tenho uma dúvida boba. Sou um estudante do 2º Ensino Médio, e desde o 1º ano eu decidi que quero seguir a carreira de Estatístico. Mas gostaria de saber quais são as diferenças entre um curso de Matemática e um curso de Estatística, se as matérias são bastante distintas e etc…

    • Raniere Ramos

      Olá Jailton! Obrigado pelo elogio! Espero que continue acompanhando a página mesmo depois de entrar no curso de Estatística.

      Mas vamos lá! Você está com uma dúvida que provavelmente muitos alunos do Ensino médio têm.
      O curso de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Estatística possuem suas diferenças. Mas basicamente, durante a graduação, as matérias são comuns nos dois primeiros anos. Você vai ter aulas de Cáculo I e II, Álgebra, Fundamentos da Matemática e Geometria Analítica. Mas é claro que também vai ter aulas apenas do curso de Estatística, como Análise Exploratória de Dados, Introdução à Estatística e Probabilidade.

      Da metade do curso em diante, as propostas divergem. A Matemática é mais voltada para a parte acadêmica, e os cálculos passam a ser mais abstratos. O curso de Estatística toma forma e você começa a estudar as aplicações. Técnicas que vai aprender, em matérias como, Inferência Estatística, Amostragem, Pesquisa de Mercado, Análise Multivariada, Processos Estocásticos e Análise de Séries Temporais.

      Os dois são excelentes cursos! Os dois podem ser Acadêmicos ou Aplicados, vai depender do aluno! Mas ambos, tem que gostar de Matemática!

      P.S.: Eu e meu irmão somos Estatísticos, e meu cunhado está fazendo Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo.

  • Emily Izabel

    Ooi 🙂
    Amei o texto <3 Vivi semelhante situação.
    Eu tenho 16 anos e estou cursando o 2º período de Estatística na UFAM, porém ainda não tenho um foco exato sobre qual área seguir ou me especializar. O que fazer depois da formação no curso? :/
    Gostaria, se possível, de umas ideias quanto a isso, pois apesar de já ter pesquisado bastante sobre, a Estatística é uma área um pouco difícil de encontrar informações.
    Confesso que só entre nesse curso por ser exatas. Como eu gostava de praticamente tudo, apostei minhas chances em outros cursos também, mas preferi Estatística por envolver números.

    Mas a ajuda de uma pessoa já formada seria perfeito!

    Obrigada 🙂

  • Letícia

    Muito bom seu texto passei pela mesma situação. Estou no terceiro ano do curso de estatística e penso muito em seguir na área da saúde, porém não tenho muitas informações a respeito desta área e possível locais para trabalhar. Você teria algum conselho?

    • Olá Letícia! Obrigado pelo elogio!

      Fico feliz por você gostar da área da saúde. Acredito que é um setor a ser desenvolvido. Existem pouquíssimos estatísticos atuando no ramo (pelo menos no Brasil), porque é uma área que inicialmente não paga muito como uma Instituição financeira, e você não consegue aplicar estatística pesada logo no início. Mas é uma área promissora, principalmente no ramo da medicina!

      Bem, você pediu um conselho. Comece procurando por estatística aplicada na área da saúde: hospitais, clínicas, laboratórios, centros de epidemiologia, biologia. Tente fazer um estágio em uma instituição como essas. Se puder fazer uma disciplina na faculdade que envolva empresas desse setor, seria ótimo. Tente fazer a monografia (conclusão de curso) na área. E depois que se formar, procure por essas instituições.

      Geralmente você vai encontrar vagas nas cidades grandes!

  • Jailton Junior Tintino

    Olá, estou aqui novamente para sanar uma dúvida cruel…
    Estou em duvida entre Matemática Aplicada e Estatística. Já ouvi dizer que Matemática Aplicada é mais ampla que a Estatística, afinal de contas a Estatística é um ramo da Matemática Aplicada. Mas gostaria de saber quais são as vantagens e as desvantagens de cada curso, qual possui uma melhor formação para o mercado de trabalho (principalmente a área financeira), qual a melhor remunerada, qual realmente vale a pena? E por fim, quais são as diferenças na estrutura curricular destes determinados cursos?
    Agradeço se puder responder (:

    PS: Pelo o que eu li a respeito e pelas minhas conclusões, é eficiente cursar Matemática Aplicada e depois especializar em Estatística e Finanças? Ou isto pode não valer tanta a pena, e eu deveria começar direto cursando Estatística?

    • jOÃO

      gostaria de saber isso também

  • Jussara

    É o que acham do mercado de trabalho para um profissional formado em outra área e com especialização / pos graduação em Estatistica Aplicada?

    • Olá Jussara!

      Sem problemas. Hoje em dia, praticamente todas as graduações possuem alguma disciplina que envolva estatística. Há profissionais, por exemplo, que fazem matemática na graduação, e mestrado em Estatístca. Profissionais da área da TI que estão estudando fortemente os conceitos de estatística, por conta do Big Data e Ciência de Dados.

  • Geisson

    Olá, tenho uma grande dúvida. Gosto de matemática, mas desde o 1 ano não estou me dando muito bem com a matéria, isso em questão de nota. E a pouco conheci o curso de estatística que nem sabia que existia, e me interessei muito, procurei o fluxo do curso e todo tipo de informação a respeito e gostei muito, mas será que mesmo não indo tão bem na escola em matemática consigo fazer o curso de estatística?

    • Olá Geisson!

      Se você gosta de matemática, já é o primeiro passo! O fato de não tirar boas notas é outro passo!
      A estatística é um curso fantástico! Mas você vai precisar de muita matemática. Se você se dedicar, com certeza conseguirá fazer o curso!

      Abraço!

  • Huander Novais

    Olá!

    Parabéns pelo blog, gostei muito do texto e dos comentários, isso me motivou ainda mais! Sou vestibulando pela segunda vez e o que me impediu de ingressar no ensino superior esse ano foi a dúvida do que cursar. Passei em algumas universidades federais mas não estava convicto do que eu realmente queria, ainda não conhecia o bacharelado em estatística e depois de tanto namorar as grades curriculares, me decidi há alguns meses e não me arrependo de ter estudado mais um ano para as provas. Estou muito ansioso para os testes e espero conseguir me tornar parte do núcleo de estatísticos!

    • Olá Huander! Muito obrigado por seguir nosso trabalho no blog. Ficamos felizes em saber que o conteúdo e os comentários dos leitores motivaram você.
      Eu também optei pela Estatística na segunda tentativa de vestibular. Para inspirar você ainda mais, eu recomendo que você assista uma série que o IBGE fez no ano passado para comemorar o dia mundial da Estatística:
      https://www.youtube.com/playlist?list=PLAvMMJyHZEaESI3fKUM98wwQrch3gozqn

      Estamos torcendo por você!
      Grande abraço!

      • Huander Novais

        Muito obrigado pela indicação! Assisti e adorei a Playlist!

        Grande Abraço!

Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Comentários recentes

Instagram

Twitter

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This