Vamos falar um pouquinho sobre a história da Teoria das Probabilidades. Como surgiu a ideia de contar todas as possibilidades de um evento acontecer no futuro e como isso registrou uma nova maneira de pensar sobre coisas que ainda não aconteceram.
Tudo começou com dois matemáticos franceses, Blaise Pascal e Pierre de Fermat, por volta de 1650. Naquela época já existiam registros de jogos de apostas e os dois resolveram se divertir, apostando dinheiro em um jogo de moedas.
Cada um escolheu uma face e a regra do jogo era: quem obtivesse 3 resultados a seu favor primeiro, ganharia o jogo e levaria o dinheiro.
Blaise Pascal escolheu cara e Pierre de Fermat ficou com coroa. A moeda foi lançada três vezes e Pascal estava ganhando de 2 a 1 quando o jogo precisou ser interrompido. A questão é: se o jogo não podia continuar, quem ficaria com o dinheiro da aposta?
Foi aí que Fermat sugeriu que eles imaginassem quais seriam os possíveis resultados futuros, caso o jogo pudesse continuar. Como a moeda deveria ser jogada mais duas vezes, eles ainda tinham mais quatro combinações. Entre as possibilidades, Pascal ganharia em 3.
Então Fermat sugeriu dividir o dinheiro da seguinte forma: Pascal ficou com ¾ e ele com ¼..
No final, Pascal aceitou a solução de Fermat, assim como os outros. Mais tarde, essa teoria foi descoberta por meio de uma troca de cartas entre os dois.
O principal avanço dessa aposta foi imaginar o futuro matematicamente, algo novo para a época, e que até mesmo Pascal teve dificuldades para entender a solução proposta por Fermat. Porque o que Fermat sugeriu foi olhar para o futuro e isso era algo completamente novo.
A partir deste jogo nascia a Teoria da Probabilidade Moderna. Com essa teoria não era possível prever o futuro, mas já se podia calcular com grande precisão, qual a probabilidade de as coisas acontecerem.
A descoberta do século XVII é muito utilizada hoje em dia e a tendência é que seja ainda mais. Ela está presente em todas as nossas tentativas de prever o futuro: chances de chover; bater o carro (valor do seguro); prever alta ou baixa em uma ação na bolsa de valores; realizar uma próxima compra. Uma coisa é certa:
“Com os dados certos, a probabilidade de eventos futuros pode ser calculada .”
Via prediction by he numerbs