Select Page

Encontre o seu Banco de Dados

Encontre o seu Banco de Dados

Conjuntos de dados, datasets ou simplesmente bancos de dados; uma coisa é certa: estamos registrando e armazenando praticamente tudo que vemos por aí. Quer uma notícia boa? Você e eu temos cada vez mais acesso à dados do mundo todo. 

Sabe aqueles perrengues que nós passamos na faculdade para conseguir um mísero conjunto de dados, que tenha pelo menos 30 observações, e fugir da famigerada Estatística Não-Paramétrica? Talvez eles acabaram!

Aquela necessidade que temos de enriquecer nossas análises com dados de governo, redes sociais e comportamento do consumidor? Também encontramos um caminho que pode servir para você.

Recentemente, o Google lançou um mecanismo de busca para dados de pesquisa que podem ajudar estudantes, profissionais do mercado e pesquisadores, a localizarem dados online, que estão disponíveis gratuitamente para uso. Segundo o Google, o serviço é focado em atender às necessidades de cientistas de dados, geeks de dados, e por que não, estatisticos?

A pesquisa de conjunto de dados está disponível junto com outros mecanismos de pesquisa especializados do Google, como notícias e imagens, bem como o Google Acadêmico e o Google Livros, e pode ser acessada no Dataset Google.

Eu testei o serviço e gostei muito. A pesquisa praticamente não tem fim. Pesquisei por voos no Brasil; elefantes na África; transporte público em Zurique; população do Canadá; perfil de consumidores de carros na Índia; têm de tudo. 

Se tiver interesse em conhecer um pouco mais a ferramenta e seu potencial, eu recomendo você assistir esse vídeo aqui. Agora, duas dicas importantes para melhorar suas pesquisas: procure em inglês e imponha limites de tempo na sua busca; caso contrário, você passará um tempo precioso exercitando sua curiosidade na plataforma.

Se você achou algum conunto de dados estranho e quer compartilhar com a gente, deixa aí nos comentários!

Valeu e até o próximo texto!

Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Comentários recentes

Instagram

Twitter

Categorias

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This