Provavelmente você já ouviu a palavra probabilidade na sua vida. Aquela probabilidade de ganhar na “Mega-Sena da Virada”; de chover de manhã quando você está de férias na praia; do Joaquin Phoenix ganhar o prêmio do Globo de Ouro, como melhor ator de drama pelo filme Coringa; e até mesmo, a probabilidade do Irã atacar os EUA após a morte do General Soleimani.
Estou falando da probabilidade que já faz parte da sua vida e às vezes não percebe. Pois afinal de contas, se você já teve a oportunidade de aprender ou até mesmo conhecer teoricamente o assunto, sabe que ele costuma ser ensinado por meio de moedas, dados, cartas e baús. Foi assim que eu aprendi; e depois tive que me virar para conectar no mundo real.
Não podemos negar, a estatística está cada vez mais presente em nossas vidas. É a ciência que ajuda você a organizar, tratar, analisar e apresentar os dados utilizando tabelas, gráficos e medidas de resumo, na sua forma mais simples. A probabilidade é a medida que auxilia você a calcular e enxergar as possibilidades de que um evento possa acontecer.
Falando assim, pode até parecer algo impalpável, que não conseguimos ver. Para ajudar você, quero te dar uma dica bacana. Tem uma galerinha que criou um site chamado Seeing Theory com o objetivo de tornar as estatísticas mais acessíveis por meio de visualizações interativas. É legal até de mostrar para a família.
Confesso que a parte visual de explicar como funciona a probabilidade é sensacional. Como diria minha mãe: “É de encher os olhos”. Vale a pena!
Acessa o site e você vai encontrar os conceitos bem separados:
- Probabilidade Básica: introdução aos conceitos básicos de teoria da probabilidade;
- Probabilidade Condicional: conceitos adicionais à teoria das probabilidades;
- Distribuições de Probabilidade: estudo das probabilidades relativas a todos os resultados possíveis (é aqui que os dados começam a ganhar forma);
- Inferência Clássica: determinação das propriedades de uma distribuição por meio da observação dos dados (começam as conclusões);
- Inferência Bayesiana: observação dos dados e atualização daquilo que você crê; (estatística também é sociologia rsrs);
- Análise de Regressão: compreensão do relacionamento entre variáveis (quem se dar melhor com quem).
Para compreender visualmente como funciona a probabilidade foque nos três primeiros tópicos. Eles são a base. Aconselho se divertir um pouco com as simulações.
Aproveita que você já está aqui e tem mais 3 minutinhos, leia meus dois artigos sobre probabilidades essenciais (parte 1 e parte 2) e deixa aqui seu comentário.
Ótima semana!