“O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo” – Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).
É conceituando a profissão de Atuário que começamos esse texto. Nós não poderíamos deixar esse dia passar em branco, pois assim como o estatístico, o atuário também trabalha com análise de dados.
Durante a minha carreira tive o privilégio de trabalhar com atuários no setor de saúde, e confesso que foi uma época de muito aprendizado. Com eles, pude aplicar a estatística em metodologias e técnicas que não aprendemos na graduação do curso de Estatística; algo como, cálculos de provisões técnicas, precificação de seguro saúde, simulação de reservas financeiras, estimativas de fundos e avaliação de riscos.
Mas o que um Atuário pode fazer?
Além de todas as atribuições que eu disse ter aprendido, o Atuário possui um leque amplo de atuações, que vai além da área de saúde, e permeia outras áreas, como Instituições financeiras, Fundos de Pensões, Seguradoras, Previdência Social, Empresas de Capitalização, Perícia Técnica-Atuarial, Gestão de Riscos e Órgãos de Fiscalização, como a Agência Nacional de Saúde (ANS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Dentre essas áreas, o Atuário pode trabalhar com políticas de gestão de criação e gestão de fundos; mensurar os riscos financeiros e econômicos de seguros de saúde, imóvel, automóvel e vida; calcular os valores de prêmios; ou até mesmo, simular o impacto dos riscos em uma proposta de expansão de rede de energia elétrica.
Como está o mercado?
Segundo o Censo de Ocupação dos Estados Unidos, a profissão de Atuário está projetada para crescer 22% de 2016 a 2026; o que é muito mais rápido do que a média da maioria das ocupações no país.
No cenário atual, onde países como o Brasil passam por crises financeiras e políticas, o Atuário tem um papel fundamental na economia de um país e na sociedade. Eles ajudam empresas a gerir riscos financeiros e econômicos de forma mais responsável, contribuindo positivamente para ajustes de estratégias de retenção ou investimentos econômicos.
Além disso, contribuem com a criação de melhores produtos e serviços, estabelecem preços mais competitivos, preveem o comportamento do consumidor e fazem projeções mais precisas de riscos e custos futuros.
Tendências
Com o desenvolvimento e a popularização da Inteligência Artificial (IA), o avanço da Engenharia Genética, os rastros que deixamos nas redes sociais, a expansão da robótica e o compartilhamento dos supercomputadores para analisar um grande volume de dados, o Atuário do futuro será “forçado” a estudar as novas tecnologias para obter as melhores informações em negócios que ainda não existem de forma massificada, como por exemplo, a precificação de seguros de carros autônomos ou até mesmo de drones tripulados ou não.
Desejo a todos os Atuários, um feliz dia do profissional que suaviza as questões financeiras e econômicas mais emblemáticas do mundo corporativo e da sociedade moderna.
Em especial para os meus amigos , Fernando de Carvalho, , , , , e .
Até breve e vejo você no próximo texto.
Fontes
Instituto Brasileiro de Atuária. Disponível em <http://www.atuarios.org.br/>. Acesso em: 3 de abril 2018.
Amplie seu conhecimento
JUNIOR, Nazareno. . Disponível em: <. Acesso em: 3 de abril de 2018.
JUNIOR, Nazareno. Disponível em: <. Acesso em: 3 de abril de 2018.
RAMOS, Raniere. Estatísticos e Atuários – Por que é comum trabalharem juntos? Disponível em:
The Actuary – The Magazine of the Institute & Faculty of Actuaries. Disponível em <http://www.theactuary.com/> . Acesso em: 3 de abril 2018.
Material usado
Imagem do texto: http://dextercompany.net/cut-costs-insurance-risk-assessment/