Você sabe o que é uma Analytical Base Table ou ABT? Simplesmente é uma tabela de dados que você cria com base nas suas consultas aos bancos de dados e é usada para realizar análises estatísticas. Com base nas ABT’s você pode criar modelos analíticos, gerar informações e chegar a conclusões para os problemas de negócios.
Recentemente, eu escrevi um texto sobre a importância de você ter acesso ao banco de dados. Se você não leu, eu recomendo: Banco de dados – você tem acesso?
O acesso ao banco de dados é importantíssimo para você criar as ABT’s. Sem o acesso, você dificilmente as criará. Seu trabalho de análise vai depender de outros profissionais e você perderá performance na entrega de resultados.
Por exemplo: Imagina que você precisa responder à pergunta de uma empresa de varejo online: como diminuir o valor do frete sem perder rentabilidade do negócio? Para respondê-la você precisará de dados que dificilmente estarão apenas em uma única tabela ou até mesmo em um único banco de dados.
Como estou trabalhando em algo parecido, posso afirmar que você precisará acessar uma tabela de pedidos, outra de produtos, mais uma tabela de sellers e mais outra de estoque nos centros de distribuição. Também uma tabela do serviço de frete e outra de pagamentos. Conforme você vai sentindo necessidade, pode acrescentar mais tabelas.
Com acesso aos bancos de dados, você mesmo pode criar a sua ABT com base nas tabelas que julgar necessário. Além disso, usando a linguagem SQL pode fazer transformações dos dados enquanto faz as consultas do banco.
Com essa prática você ganha mais agilidade e performance quando for realizar as análises estatísticas utilizando a linguagem R, Python, SAS, SPSS; ou outra ferramenta que desejar.
Então se você ainda não constrói as suas próprias ABT’s, você está de brincadeira rsrs.