Pense em Python

Se tudo der certo e eu seguir conforme o planejado, você ainda vai me ver falar muito sobre Python por aqui. A linguagem é uma das habilidades mais ranqueadas no mercado para quem deseja trabalhar com análise de dados.

Resolvi aprendê-la e para isso venho diversificando as formas de adquirir conhecimento. Recentemente, eu participei de uma maratona de 12 horas aprendendo a programar em Python. Estudei as principais IDE’s para trabalhar e escolhi o Visual Studio Code (VSCode). Passei a seguir alguns repositórios no Github. Coloquei na agenda, as lives de Python realizadas pelo Téo Calvo que acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 20:00 no canal dele no Twitch.

As lives do Téo foram meu pontapé inicial. Acho que me empolguei tanto, que consegui estar presente nas 12 horas da maratona e até ganhei um prêmio por ter ficado em primeiro lugar. O livro que você vê na capa dessa matéria foi referente a premiação e já pode ser considerado como meu primeiro material físico de estudo de Python.

Acompanhe a divulgação dos prêmios, aproveite para se conectar com o Téo no Linkedin e participe das lives.

python
Divulgação dos prêmios da maratona promovida por Téo Calvo

Apenas para você ter uma ideia da importância da linguagem; recentemente, participei de um processo de seleção para ocupar uma posição de cientista de dados em uma grande empresa varejista no Rio de Janeiro. Estava tudo indo bem, até que perguntaram sobre Python.

Não menti! Disse que estava aprendendo e que se precisassem de um profissional pronto, não seria eu.

Minha trilha de aprendizado em Python

Conforme eu for aprendendo, vou compartilhando com você. Quem sabe, você fica animado e trilha esse caminho também (isso se você já não souber, né?). Então para essa semana, pretendo participar de três lives:

  • Quinta-feira (13/02) entre 20:00 e 22:00: Machine Learning – Getting Started
  • Sexta-feira (14/02) entre 20:00 e 2:00 (15/02): Costurando dados (minimaratona)
  • Sábado (15/02) a partir das 16:00: Dados, Dota e Machine Learning

Além disso, essa semana minha intenção é estudar os dois primeiros capítulos do livro Pense em Python. Eles estão divididos da seguinte maneira:

A jornada do programa

Este primeiro capítulo é específico para apresentar o processo de aprender a programar e como esse conhecimento é uma oportunidade excelente para exercitar a habilidade de resolver problemas. Os tópicos que vou encontrar por aqui:

  1. O que é um programa?
  2. Execuções do Python
  3. O primeiro programa
  4. Operadores aritméticos
  5. Valores e tipos
  6. Linguagens formais e naturais
  7. Depuração
  8. Exercícios (preciso praticar)

Variáveis, expressões e instruções

No segundo capítulo será apresentado um dos recursos mais eficientes de uma linguagem de programação: a capacidade de manipular variáveis (um nome que se refere a um valor atribuído). O que eu espero ver por aqui?

  1. Instruções de atribuição
  2. Nomes de variáveis
  3. Expressões e instruções
  4. Modo script
  5. Ordem das operações
  6. Operações com strings
  7. Depuração
  8. Exercícios (não pode faltar)

No meio da rotina diária, vou encaixar as lives e as horas para estudar os dois capítulos. Na semana que vem, eu volto para contar a você o que eu aprendi neste intervalo.

Lembre-se! Você está mais que convidado a juntar-se a nós nas próximas lives. Toda quinta-feira a partir das 20:00, no canal do Téo (Twitch).