10 IDEs para Programar em Python

Depois de um final de semana participando de uma maratona de Python, posso afirmar que realmente comecei a estudar a linguagem. Aprender Python é uma das minhas metas em 2020, pois é uma das habilidades em alta que eu ainda não sei.

Por isso, enquanto aguardo a chegada do meu prêmio (livro de Python), vou juntando material e descobrindo as melhores formas de colocar em prática o que eu aprendi, adicionando ainda mais conteúdo. Nessa minha trilha de aprendizado, uma das coisas que estava estudando era sobre as IDEs.

As IDEs são os ambientes de desenvolvimento criados para facilitar a vida de quem programa. Por exemplo, na linguagem R, temos o RStudio (eu considero a melhor IDE). Temos outras também, mas como o assunto não é R, vou deixar para depois. Seguimos em frente com o Python.

Durante a maratona usamos o Visual Studio Code, que particularmente eu já conhecia e tinha instalado na minha máquina. Também já havia testado o Jupyter e o Atom. A escolha da IDE é uma discussão antiga. Cada profissional possui um jeito de trabalhar e tem suas preferências. Então um ambiente que é bom para você, pode não ser para seu amigo.

Para mim, isso ficou claro, quando os participantes da maratona comentaram sobre outras IDE’s. Cada um tinha as suas preferências e defendia os pontos positivos do ambiente; o que não era o foco do encontro, mas tudo bem!

Vivendo essa experiência, eu resolvi pesquisar sobre o assunto e fazer uma lista das melhores IDE’s para programar em Python em 2020. Anota aí e escolhe a sua IDE preferida. Só não vale dizer que não gosta de um ambiente, sem ter testado, ok?

1. Visual Studio Code (VSCode)

Essa IDE foi desenvolvida pela Microsoft e lançada sob uma licença do MIT para fornecer suporte aos profissionais que programavam em Python. O ambiente é totalmente gratuito, inclusive para fins profissionais, e ainda possui código aberto.

O VSCode é totalmente personalizável e possui um rico conjunto de extensões que podem ser usados para melhorar as funcionalidades disponíveis. Se você tiver familiaridade, o ambiente permite que trabalhe direto com o Git.

IDE VSCode com Python

2. Jupyter

Um ambiente de código aberto baseado na web para ajudar profissionais que estão iniciando sua jornada em análise de dados. Devido à sua facilidade de uso e ao volume de material disponível como referência, ele é um dos ambientes mais divulgados e utilizados em cursos online.

Os profissionais costumam utilizar o Jupyter para trabalhar com grandes conjuntos de dados e provavelmente ele é um dos ambientes de entrada para criar códigos em Python. Ele também é fornecido gratuitamente. Destaque para criar funções numéricas e trabalhar com visualização de dados.

O Jupyter contém bibliotecas embutidas, como Pandas e Numpy, que fornecem funções para análise de dados.

Ambiente de Jupyter

3. Pycharm

Usado especificamente para programar em Python e desenvolvido para operar nos sistemas operacionais Windows, Mac OS e Linux. Consiste em ferramentas de análise de código, debug, ferramentas de teste e opções de controle de versão.

Os desenvolvedores podem criar seus próprios plugins Python com a ajuda de API’s disponíveis no Pycharm. Você pode trabalhar diretamente com vários bancos de dados do próprio ambiente sem precisar integrá-los em uma ferramenta auxiliar.

IDE do Pycharm

4. Atom

É muito popular devido à sua interface amigável. Está disponível gratuitamente e é um IDE de código aberto para Python. Contém suporte integrado ao Git e funciona em várias plataformas. É leve e possui uma infinidade de extensões e plugins prontamente disponíveis para executar análises e decodificação avançadas em Python.

Tela inicial do ATOM

5. Spyder

Um IDE escrito em Python para operar códigos em Python, que pode ser usado para edição, análise, depuração e muito mais. Com APIs e plugins adicionais, os codificadores podem ampliar suas funcionalidades. Está disponível gratuitamente e é uma plataforma de código aberto que a torna ainda mais desejável.

A comunidade online do Spyder oferece suporte aos codificadores. O IDE possui uma rica documentação que pode ajudar a solucionar os erros rapidamente.

IDE Spyder

6. PyDev

O PyDev opera como um plug-in de terceiros com o Eclipse e é usado para programação em Python. É um IDE de código aberto que suporta análise e depuração de código, além de melhorar a estrutura interna do código e interpretar códigos Python, entre outros recursos.

A versão premium (paga) contém recursos adicionais que permitem correções rápidas de erros e depuração remota de erros no código Python.

IDE PyDev

7. Thonny

Um ambiente projetado especificamente para iniciantes. Fornece um passo a passo para a programação em Python. Está disponível gratuitamente para execução nas plataformas Mac OS, Windows e Linux.

É bastante leve e apresenta um IDE perfeito para ajudar iniciantes em Python com uma interface fácil e funcionalidades navegáveis.

Ambiente de Thonny

8. Wing

Esta é uma coleção de IDEs projetados exclusivamente para codificação em Python. Possui suporte a várias plataformas e é muito leve. O Wing possui muitos recursos para acelerar a interpretação e depuração do Python.

Você pode obter a versão premium com recursos adicionais para uso comercial. Nesta versão, você conta com um guia dedicado de tratamento de exceções. Além disso, o IDE ajuda os desenvolvedores a testar e depurar o código Python mais rapidamente.

IDE Wing

9. Idle

Ideal para iniciantes que começaram a aprender Python. É mais adequado para instituições de ensino. Um ambiente de código aberto desenvolvido completamente em Python que possui uma interface simples, evitando qualquer confusão adicional.

Os programadores podem trabalhar em vários editores de texto. O IDLE possui destaques na sintaxe, permitindo uma melhor visibilidade na estrutura dos códigos.

Ambiente Idle

10. Cloud9 IDE

Com suporte a vários idiomas, o Cloud9 IDE é um ambiente de código aberto escrito em JavaScript e permite que vários usuários editem o código simultaneamente por meio de vários cursores. Possui colaboração de projeto integrada com o GitHub e o Bitbucket.

IDE Cloud9 da Amazon

Eu ainda não testei todas, mas estou trabalhando com o VSCode. Achei a interface elegante e muito intuitiva. Além disso, há extensões que melhoram o ambiente de programação.

Qual ambiente você está usando? Qual IDE ficou faltando nessa lista?