Fintechs: sua vida financeira vale ouro

Hoje eu recebi o cartão físico do meu 2° banco digital; o laranjinha porque o roxinho eu já tinha. Assim que ele chegou fui desbloquear no aplicativo (que maravilha!) e já comecei a pensar: sem taxas e letras miúdas no contrato; sem gerente chato ligando e oferecendo no mínimo títulos de capitalização; taxas de juros entre as mais baixas do mercado, caso você atrase um pagamento ou peça um dinheiro emprestado. Poxa! Muito bom né?

Os bancos digitais ou fintechs oferecem soluções mais simples e baratas para a população cuidar da sua vida financeira.

Mas você já pensou quais são os ganhos que as fintechs têm com esse negócio?

Antes de mais nada, vamos colocar todo mundo na mesma página simplificando o conceito de fintechs, ok? São empresas ou startups que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais (sem agências físicas), com menos burocracia, mais agilidade e transparência nos processos; e que desde a crise financeira de 2008 vem desafiando o mercado tradicional dominado por grandes bancos (aquele que cobra serviços que você não usa).

O QUE AS FINTECHS GANHAM COM ISSO?

As fintechs ganham algo mais valioso do que taxas e mensalidades de conta corrente e cartão de crédito; elas ganham os seus dados financeiros. Não se engane! É tudo sobre dados.

Quando você se torna um cliente digital, você imprime pegadas e deixa rastros. O banco sabe tudo sobre o seu comportamento de compra: onde comprou; o que comprou; quantas vezes; qual foi dia, o mês e o ano; qual o horário; quanto você gastou.

Estes são dados muito valiosos para empresas parceiras que trabalharão para ofertar os melhores produtos e serviços para você.

Acredite, porque se não fossem, as gigantes Apple, Google, Facebook e Amazon não estariam nesse negócio. Tudo é uma questão de processamento dos seus pagamentos e como eles se relacionam com outros players.

As fintechs vieram para ficar nesse mundo cada vez mais digital e analítico. Para fortalecer as movimentações, a Apple criou o Apple Cash e o Google lançou Google Pay. Além disso, o Google está pressionando o sistema de bancos centrais dos Estados Unidos (FED) para reproduzir o mesmo modelo utilizado na Índia, que fatura US$ 500 bilhões.

Quantidade de pagamentos realizados por carteiras digitais

O Facebook que é líder em outro segmento, quer entrar no mercado financeiro e anunciou oficialmente em 2019, a criação da criptomoeda Libra. A intenção é que essa moeda digital possa ser usada para realizar transações dentro de todas as plataformas comandadas pelo Zuckerberg: Facebook, Instagram, WhatsApp.

Com todas essas empresas interessadas em prover os melhores e mais baratos serviços financeiros do mercado, a confiança dos usuários vêm aumentando.

Confiança dos usuários nas empresas

Você está acostumado a compartilhar fotos, momentos, áudios, vídeos; mas seus dados financeiros é algo muito mais pessoal e mais recente. Acredito que compartilhar as finanças são a última fronteira para ter acesso a todos os dados de um indivíduo.

ENCONTRE SUA OPORTUNIDADE

Se você trabalha ou já trabalhou no setor financeiro, como estatístico ou profissional de análise de dados, provavelmente deve saber que este setor é um dos mais consolidados no mercado, pois foi um dos primeiros a analisar dados dos seus clientes.

Quando eu estava na Universidade, lembro como se fosse hoje, que a maioria dos meus colegas optavam pelo setor financeiro, pois era o que remunerava melhor e já tinha equipes trabalhando com estatística. Uma chance de ser bem pago e aprender com quem já está no mercado.

Com as fintechs repleta de dados de movimentação bancária, como pagamentos, transferências, investimentos e financiamentos, novas oportunidades estão surgindo e o profissional que quiser trabalhar nesse segmento terá que aprender novas habilidades e ferramentas.

Se você está interessado, recomendo fortemente dar uma olhada no que as empresas estão pedindo. Mas já posso adiantar, que você vai encontrar requisitos como Tableau, Metabase, Looker, Python, SQL, R, Scala, Sistemas de Recomendação. Aprenda as ferramentas e adquira as habilidades necessárias. Quando encontrar a oportunidade, vá de encontro a ela. Não tenho dúvidas de que esse é um mercado de crescimento global.

Ainda há muito terreno e clientes para conquistar!

Adultos sem conta em banco

Seguimos acompanhando a ampliação de um mercado financeiro digital mais seguro, com menos burocracia, mais barato, eficiente e que coloca o controle da sua vida financeira na sua mão.

Se por acaso você tem interesse ou já trabalha no setor, deixa aqui seu comentário.