O que você acha de ser livre? Ter liberdade de escolha? Mudar a qualquer momento sem ter que desistir da sua carreira? Poder trabalhar em qualquer área e se dar sempre muito bem? Trabalhar em equipes multidisciplinares e mesmo assim exercer uma função importante? Ser um profissional polivalente, e ainda por cima não sofrer com tanta concorrência, como outras profissões?
Essa liberdade é possível. O profissional que pode usufruir de tudo isso é o estatístico. Nosso mercado de trabalho é extremamente amplo, e a cada dia que passa, encontram mais aplicações, como é o caso da Jurimetria e a Neurociência.
Mas há áreas mais conhecidas do estatístico. Aquelas que habitualmente ele costuma exercer a profissão, como por exemplo:
- Setor financeiro e seguros (bancos, seguradoras, empresas de serviços financeiros)
- Setor da saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, biologia)
- Demografia (Universidades, Instituições que estudam populações – IBGE e SEADE)
- Marketing e pesquisas de opinião (Institutos de pesquisa – NIELSEN, indústria, agências de publicidade, comércio)
- Esportes (equipes de futebol, voleyball, basquete)
- Setor do agronegócio (empresas de melhoramento genético, vinícolas, fazendas)
- Setor industrial (automotivo, alimentos, remédios, insumos)
- Setor público (controle de tráfego, mapeamento do crime, registro de acidentes)
- Universidades e Instituições de pesquisa (professor, pesquisador)
Você vai perceber que não é só no IBGE que podemos trabalhar.
Vai me dizer que essa infinidade de possibilidades não é fascinante? Meus “olhos brilham” só de imaginar essa imensidão de escolhas que temos.
Você exerce seu direito de “liberdade”? Por quantas áreas diferentes você já passou? Nós temos um mundo para explorar. Não passe vontade. Experimente. Desafie-se. Enxergue o novo. Às vezes é necessário sair da “zona de conforto”. Pense “fora da caixa”.
Eu já trabalhei nas áreas de educação, tecnologia da informação, saúde, indústria e medicina. E estou ansioso pela próxima área do conhecimento.
Aliás, essa possibilidade de trabalhar em qualquer área do conhecimento, foi o que fez eu escolher a profissão de estatístico.
Se você tem algum amigo que está em dúvida se escolhe ou não a graduação em estatística, compartilhe esse post com ele. Talvez ajude! Vamos fortalecer nossa profissão.
O Estatístico é “livre”. Isso é fascinante!
Siga-nos nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico
Twitter:
Instagram:
Pinterest: