Você tem uma larga experiência em linguagem R e se considera fluente na escrita de códigos? Ou você está começando a aprender a escrever os primeiros programas? Quem sabe, você é parecido comigo; vive trocando de ferramenta, mas não se fixa em nenhuma, e muitas vezes tem que relembrar tudo que já aprendeu.
Seja qual for a sua expertise em linguagens de programação, existem alguns objetivos “universais” que você precisa cumprir para se tornar um programador de alto nível. Seu código precisa ser fácil de ler, ser compartilhável e reproduzível.
Então, após analisar centenas de códigos em linguagem R, disponíveis no GitHub, foi possível identificar padrões de boas práticas utilizadas pelos melhores programadores do mundo.
Pensando em ajudar você a melhorar o seu código, eu resolvi dar 5 dicas que considero muito importantes para uma boa estrutura do seu programa. Saiba que existem muitas boas práticas em programação, mas aqui vamos focar em apenas 5, ok?
1. Nome do Arquivo
O nome do arquivo precisa ter significado. Parece besteira, mas não é! Muitas pessoas não dão a devida importância para o nome do arquivo e acabam por escolher um nome que não faz sentido algum com o que o programa propõe.
2. Nome das variáveis
O nome das variáveis devem ser escritos todos com letras minúsculas, e se necessário com palavras separadas por . ou _ . A linguagem R é case sensitive, o que significa que ela distingue letras maiúsculas e minúsculas, e até onde eu sei, não conseguimos desativar essa condição. Então para evitar dor de cabeça, fique atento ao nome das suas variáveis.
3. Comprimento máximo da linha
Por mais que você trabalhe com telas grandes, não podemos assumir que a maioria das pessoas trabalhe da mesma forma. Então seria interessante se você limitasse a quantidade de caracteres utilizados em uma única linha, a no máximo 80 caracteres. Se seu código passar disso, pule para a próxima linha.
4. Indentação
A boa prática de “indentar” está diretamente ligada à definição do comprimento máximo da linha e à necessidade de escrever o seu código de forma hierárquica. Essa prática facilita a visualização e o entendimento do programa.
5. Use espaços para os sinais
Deixe espaços entre os sinais de operação utilizados no seu código. Isso vai deixá-lo mais organizado e limpo. Também vai permitir que você encontre erros mais facilmente.
Então é isso! Essas são as 5 dicas para melhorar seu código em R. Estude-as, aprimore e coloque em prática. Crie um código simples, direto, eficiente, sem duplicidade, feito com muito cuidado e elegante. Isso facilita o seu entendimento e o de outras pessoas no futuro, e ainda estimula outros programadores a ajudá-lo quando for preciso.
Se você gostou da dica de hoje e quiser compartilhar outras práticas que não falamos por aqui, deixa seu comentário. Vamos gostar muito de aprender com você.
Abraço e até a próxima!
Material usado
Imagem de acervo pessoal.