Select Page

A Importância da Estatística no Growth Hacking

A Importância da Estatística no Growth Hacking

Ok, eu confesso! Há menos de 1 mês eu sequer tinha ouvido falar do  termo Growth Hacking. Até que um dia, entre um saquê e outro, em um restaurante japonês, conheci o Rodrigo Noll.

Em um determinado momento, nos apresentamos profissionalmente, e Rodrigo me convidou para participar do 12º Meetup Growth Hacking SC, para ver a palestra dele sobre “Referral Marketing” (Marketing de Indicação) e a palestra do Sean Ellis sobre “Como as empresas de crescimento mais rápido impulsionam o crescimento de breakout (Hacking Growth: How today’s fastest growing companies drive breakout growth).

Curioso que eu sou, aceitei o convite!

Mas o que é esse tal de Growth Hacking?

Pelo que eu entendi, o Growth Hacking é uma forma de trabalhar o crescimento de um negócio com base em práticas melhores, que são construídas a partir de hipóteses e experimentos.

Quando eu assimilei esse conhecimento durante as palestras, eu pensei: “deve ter muita aplicação de estatística nesse mercado. Por que eu nunca tinha ouvido falar disso?” Ok! Mas vamos em frente.

Na prática, os profissionais de Growth Hacking trabalham da seguinte forma:

  1. Focam esforços no principal problema / alavanca da empresa;
  2. Pensam em realizar melhorias e priorizar as melhores ideias;
  3. Modelam a forma mais simples de testar a nova ideia e aplicar;
  4. Garantem que você vai aprender com seus sucessos e insucessos.

Já percebeu a importância da Estatística no Growth Hacking?

A Importância da Estatística no Growth Hacking?

As empresas de crescimento rápido usam e abusam de técnicas estatísticas para realizar experimentos, testar novas ideias e validar hipóteses.

Sabe como o Spotify criou um modelo de negócios freemium que preenche a lacuna entre a pirataria e o modelo por assinatura? Analisando muito o comportameto do consumidor, realizando testes A/B, modelagem estatística e testes de hipóteses.

Você conhece todos os testes e experimentos que o Airbnb fez para motivar e engajar viajantes a usarem os seus serviços ao invés de ficarem em uma quarto de hotel? Foram muitos testes A/B e análises multivariadas.

Como o Linkedin desenvolveu um modelo de crescimento avassalador e engajou os usuários a obterem contas premium? Com certeza com análises estatísticas robustas.

Por fim, fica aqui minha dica: seja curioso e encontre oportunidades de aplicar conhecimentos estatísticos. Eu não tinha ideia do quanto de estatísticaeu encontraria em um evento de marketing.

Fonte

Imagem de capa: https://bit.ly/2NOykMd

Amplie seu conhecimento

“How Spotify Turned Free Music into a $10+ Billion Valuation”, Growth Studies, Growth Hackers.

“Airbnb: The Growth Story You Didn’t Know”, Growth Studies, Growth Hackers.

“Linkedin Growth Engine: The Never Ending Viral Loop”, Growth Studies, Growth Hackers.

Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Comentários recentes

Instagram

Twitter

Categorias

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This