Os 5 Gráficos Básicos mais Utilizados em Análise de Dados

A Visualização de dados veio para ficar. Não é à toa que softwares como PowerBI e Tableau ganham cada vez mais espaço nas empresas e caem no gosto dos profissionais. Ver os dados se tornou cool. Além disso, o data viz (como a galera costuma chamar) pode auxiliar na criação de insights e contribuir com a tomada de decisão.

Uma parte importante da visualização é a composição de gráficos. Sabemos que há uma gama ampla de tipos de gráficos, mas eu gostaria de citar apenas cinco gráficos básicos que deveriam ser usados em todas as análises de dados.

A ideia aqui não é entrar a fundo em cada tipo de gráfico. Neste momento vou me conter apenas em dizer quais são e o que fazem. Em um segundo momento, pretendo explanar melhor cada um e mostrar na prática como funcionam.

Então vamos lá!

Os 5 gráficos mais utilizados em análise de dados

Scatterplot ou gráficos de dispersão: são úteis para verificar o relacionamento entre as variáveis (dependência e independência).

gráficos

Boxplot: é um gráfico utilizado para avaliar a distribuição dos dados. É possível realizar comparações visuais entre dois ou mais grupos.

gráficos

Histograma: são gráficos que permitem você analisar a distribuição de frequência dos seus dados.

gráficos

Gráfico de setores ou gráfico de pizza: são gráficos onde os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas frequências.

gráficos

Barplot: são gráficos de barras verticais e horizontais.

gráficos

Esses 5 gráficos valem a pena você saber bem como e quando usar.