Nas últimas semanas eu sugeri dois cursos para agregar o conhecimento e facilitar as suas análises estatísticas. Se você ainda não viu, corre lá (os cursos já começaram) e confira o conteúdo na íntegra do curso de Ferramentas do cientista de Dados e Linguagem R.
O conhecimento é passado por videoaulas, matérias de jornais, quizzes e provas; além de projetos desenvolvidos durante as aulas.
Eu já fiz 3 cursos no Coursera, e confesso que exigem disciplina, organização e muito comprometimento. Mas tudo isso vale a pena. Sem contar a vantagem de fazer um curso aberto (MOOC – Massive Open Online Course) em um ambiente virtual de aprendizagem. Você pode escolher a melhor hora do dia para assistir suas aulas. Isso mesmo!
Mas tem pessoas que não são disciplinadas; ou não são organizadas; ou perdem a empolgação na primeira dificuldade que aparece. Isso acontece com todo mundo. Acredite! Depende do seu momento. E é para essas pessoas (ou para esses momentos) que vamos escrever hoje.
Felizmente, praticamente tudo que queremos aprender, está disponível o tempo todo, graças à internet. Às vezes o que não está disponível é o “nosso” tempo. Esse sim está difícil de achar. Mas com um “pouquinho” de organização é possível.
E a linguagem de programação R não é diferente. Você tem muitas opções para escolher: aulas, videoaulas, vídeos no YouTube, livros, apostilas, listas de exercícios, podcasts, trabalhos em grupo, projetos, dinâmicas de grupo; até mesmo, “conversas de bar”, por que não?
Mas a linguagem R tem um material específico chamado de “Documentação de Contribuição”.
Lá você vai encontrar materiais genéricos e bem específicos. Apenas para que vocês tenham uma ideia do conhecimento que existe, vejam uma lista que eu separei, em dois idiomas:
Material em Inglês
- Uma introdução ao R;
- Usando o R para Análise de Dados e Gráficos;
- R e a Mineração de dados;
- Guia do Estudante;
Material em Português
- Introdução ao uso do Programa R;
- Tópicos de Estatística utilizando o R;
- Bioestatística usando o R;
- Estatística Aplicada à Ecologia usando R;
O que você está esperando? Corre lá, baixe uma apostila e estude no seu ritmo. Umas delas é para você. Encontre a sua. Ou se preferir, assista os cursos sugeridos nos posts anteriores.
Seja qual for a forma que deseja estudar, estude! Continue o aprendizado.
“Fazer alguma coisa é melhor do que não fazer nada!”
Aproveitando a oportunidade, queremos saber: de que forma você adquire conhecimento? Tem alguma dica? Quer compartilhar seu conhecimento? Escreve aí nos comentários. Ficamos felizes quando vocês participam.
Abraço e até breve!
P.S.: A dica de aprender pela documentação do site do R-Project (cran-r) foi do nosso amigo Diogo Provete (). Lá vocês vão encontrar materiais bem específicos. Para quem “se vira” no inglês, tem muito mais opção.
Material usado
Imagem do homem com uma xícara na mão: http://bit.ly/2e1QH3R
Siga-nos nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico
Twitter:
Instagram:
Pinterest: