Julho é um mês muito especial para mim. É o mês que comemoro o aniversário do blog. Como você já percebeu, estamos comemorando 2 anos de existência. Criar e escrever para “O Estatístico” foi uma das melhores decisões da minha vida. Com o blog criamos um canal de comunicação aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, em conexão com o mundo inteiro.
São mais de 700 dias aprendendo com você, com os livros, artigos, vídeos, palestras, congressos e por quê não, mesas de bar. Adotei o estilo de vida de “aprendizado vitalício” e por todo dia aprender algo novo, eu decidi compartilhar aprendizados e experiências com você, com a premissa de nos divertirmos muito. Posso afirmar, que tudo que eu aprendi nesses 2 anos mudou a minha vida para melhor.
Com o blog, eu conheci pessoas sensacionais, criei laços de amizade, conectei pessoas, fui conectado por profissionais reconhecidos no mercado, convidado para dar palestras, treinamentos, entrevistas, participar de eventos como convidado especial e muito mais. Vivi experiências maravilhosas, aprendi muita coisa (profissional e pessoal), viajei bastante e o melhor: descobri outra paixão na minha vida, que é compartilhar conhecimento e experiências com você. Um jeito incrível de ver o mundo de outra forma e viver a vida intensamente.
Mas tudo isso não seria possível sem você, leitor. Começou com minha família e meus amigos como os primeiros leitores. Em menos de 3 meses, mais de 1.500 pessoas já curtiam a página no Facebook. Então eu agradeço a você que acompanha o meu trabalho desde o comecinho e também agradeço a você que acabou de me conhecer. Vocês são mais do que especiais.
“A sua história me transforma em um ser humano melhor. ”
Estatísticas
Então como falamos de estatística, vamos comemorar o aniversário do blog com curiosidades e estatísticas para conhecer o universo ao qual você faz parte.
1. O post mais popular
Nos dois anos de blog, o post mais acessado foi “Por que devemos aprender a programar em R? ” Não achei que ele faria tanto sucesso. Acredito que a razão disso é a explosão de downloads e utilização da linguagem R para analisar dados.
2. O post que gerou mais comentários
A maioria dos comentários acontece nas redes sociais, mas teve um post em especial que gerou uma quantidade significativa de opiniões. Muita gente se identificou com “Por que eu escolhi a profissão de Estatístico? ”
3. O post que ajudou e ajuda muita gente
Quando eu escrevi esse post, eu estava pensando em relatar as minhas experiências no curso de estatística. Falar sobre as notas baixas, as dependências de matérias, a vontade de desistir do curso por inúmeras vezes. Não imaginei que ele ajudaria pessoas a persistirem no curso e continuar o caminho árduo em direção à formatura. Sabemos que o caminho é difícil, mas não impossível: “Não desista da estatística”.

4. O post no qual o sucesso me surpreendeu
Esse post é muito recente e alcançou mais de 17.000 pessoas em 24 horas. Escrevi pensando em responder uma pergunta que meu amigo fez. Como saber quando usar a média ou a mediana? Para ajudar a responder a essa pergunta, eu escrevi “BoxPlot: A caixa mágica”.
5. O post que deu trabalho para escrever
Resolvi escrever esse post porque na época a China estava abandonando a “política do filho único”. Como demografia tem tudo a ver com estatística, resolvi estudar sobre o tema e escrever sobre “Qual a importância da estatística nas ciências sociais?”
6. O post que eu tive orgulho de escrever
Esse é um post difícil de escolher, pois cada texto tem seu propósito. Tenho muito orgulho do “Não desista da estatística”, mas como ele já foi escolhido, optei por outro texto, que retrata minha trajetória da faculdade ao mercado de trabalho: “Qual é a sua trajetória?”
7. Países que mais acessam o blog
O blog já foi acessado por pessoas de 25 países, incluindo Rússia, China, Dinamarca e Nicarágua. Mas os países que mais possuem acessos são esses aqui:
8. Depoimentos
Recebemos muitos depoimentos diariamente pelo Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp, e-mail. Separei alguns que gostaria de compartilhar com você.
Parabéns pelo trabalho em divulgar e motivar para a estatística. Trata-se de uma área do conhecimento fundamental, mas ainda desvalorizada.
Estatística é parte cotidiana nos estudos das áreas de Big Data e Data Science. Para quem quiser, recomendo o site: https://oestatistico.com.br
Excelente aprendizado. Curso Online gratuito em Microsoft PowerBI para Data Science >> @dsacademybr indicação @oestatisticoweb
Venho acompanhando seu trabalho no blog faz algum tempo, e cada vez mais fascinada com a estatística e o que ela pode fazer!
Nestes dois anos de blog, agradeço profundamente à minha esposa que é a minha cúmplice nas noites tardes de estudo, que me motiva diariamente a continuar escrevendo e respondendo suas dúvidas. Sem o apoio dela isso não seria possível. Obrigado Danielle, por ceder o seu tempo comigo, para que eu motive ainda mais pessoas ao redor do mundo!
Agradeço também a você por investir seu tempo lendo e compartilhando o conteúdo do blog. Sem o seu engajamento, o blog perderia o sentido. Obrigado por dividir suas experiências conosco. Então, aproveita que você chegou até o final desse texto, e deixa nos comentários quais assuntos você gostaria de ver por aqui ou até mesmo um depoimento. O seu comentário pode virar um post.
Um abraço e até o próximo texto.
Material usado
Imagem do filme “Penetras bons de bico”: http://www.alanrudnick.org/2010/04/12/is-it-wrong-to-clap-in-worship/