Estatístico: sua hora é agora

A profissão de Estatístico foi classificada em 1° lugar na categoria área de negócios e 6° lugar considerando todas as categorias analisadas, segundo a pesquisa anual realizada pelo U.S. News sobre os 100 melhores trabalhos dos Estados Unidos em 2020.

A pesquisa avalia uma série de quesitos como salário, desafios na profissão, habilidades envolvidas na execução das atividades, estresse gerado pelo trabalho, plano de carreira, equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Além dos quesitos mencionados, a estimativa de crescimento da profissão baseada na demanda, também é algo levado muito a sério. Nos Estados Unidos estima-se que a profissão de estatístico crescerá em torno de 31% entre 2018 e 2028 gerando milhares de novos empregos, segundo a pesquisa da Bureau of Labor Statistics.

“A estatística é uma das profissões mais antigas do mundo, com registros anteriores a 1700. Há uma história tremenda … e agora há mais oportunidades emocionantes. Nunca houve um momento melhor para ser um estatístico”

DEVA MEHROTRA, DIRETOR EXECUTIVO DO DEPARTAMENTO DE BIOESTATÍSTICA DO MERCK RESEARCH LABORATORIE

Atualmente existe uma grande confusão no mercado e as profissões de estatístico e cientista de dados acabam por se entrelaçar. No entanto, as profissões apresentam diferenças importantes.

A estatística é um pilar imprescindível para quem quer trilhar o conhecimento para a ciência de dados, pois os cientistas de dados devem ter um conhecimento básico da estatística. Enquanto os cientistas tendem a focar muito mais na parte tecnológica, aprendendo linguagens de programação, estrutura de bancos de dados, arquitetura e aprendizado de máquina. Diferenças a parte, a estatística é o ponto em comum entre elas.

Seja como for, nunca se viu tantos dados disponíveis e a tendência é aumentar numa velocidade estrondosa, a ponto de não termos profissionais suficientes para suprir o mercado.

Então se você é um estatístico, sua hora é agora. Fique de olho nas oportunidades que essa nova década vai gerar.

Se você está no colégio ou no cursinho e ainda não sabe qual profissão escolher, a graduação em Estatística pode ser uma excelente escolha para você. Temos muitos dados para analisar e tudo indica que o mercado vai gerar uma alta demanda.

Caso você esteja pensando em trocar de área, o curso de Estatística também é uma opção. No entanto, os cursos costumam ser em períodos integrais, o que dificulta para aqueles profissionais que já trabalham e não podem abdicar do salário por um tempo muito longo.

Seja qual for a sua profissão, área, status, país, empresa; uma coisa é certa: você precisará analisar dados e a estatística é uma ferramenta incrível para ajudar você nessa missão.