Duas semanas atrás, uma emissora de TV de Santa Catarina fez uma matéria sobre a profissão de atuário na empresa que eu trabalho. Somos em 5 atuários e apenas 1 Estatístico, que no caso sou eu. A reportagem fez parte da série “Carteira Assinada”.
Essa matéria chamou a minha atenção e fez eu refletir sobre o meu trabalho e as duas profissões. Há mais de 5 anos trabalhando diariamente com atuários, e comecei a indagar-me: “Por que é tão comum estatísticos e atuários disputarem a mesma vaga”? “Por que em algumas empresas eles trabalham juntos”? Resolvi investigar e ver o que as duas profissões têm em comum, além de quase ninguém saber o que cada profissional faz.
Você sabe o que o estatístico tem em comum com o atuário?
Resumindo, o estatístico é o profissional responsável por planejar, executar, organizar, analisar e interpretar dados. Por causa da sua versatilidade, ele pode atuar em praticamente qualquer área do conhecimento. Instituições financeiras, institutos de pesquisa e seguradoras são apenas exemplos de atuação.
Não muito diferente, o atuário é o profissional especialista em avaliar e administrar riscos. Ele identifica, analisa e quantifica as operações financeiras, desde planos de seguro de vida até Títulos de Capitalização e Previdência Privada, de forma a minimizar perdas financeiras futuras. Ele faz a Gestão de Riscos. O maior campo de atuação está nas seguradoras.
É claro que as explicações são apenas uma forma “singela” de apresentar as profissões. Mas se quiser saber mais, eu convido você a assistir o vídeo.
O estatístico e o atuário têm habilidades parecidas, por isso você vê vagas que podem ser preenchidas pelas duas profissões.
Tanto o estatístico quanto o atuário têm que ter um bom “jogo de cintura” para trabalhar com pessoas de perfis totalmente diferentes ao seu, e conseguir realizar um bom trabalho. Para isso, precisam ter um bom relacionamento interpessoal.
Além disso, os dois possuem habilidades em comum. Perfil analítico, dinâmico, facilidade com números e cálculos. São profissionais diferenciados. Trabalham com linguagem de programação, como SQL, VBA, SAS e R. Possuem experiência em manipulação e tratamento de grandes bancos de dados. Trabalham com Excel e ferramentas de consulta, como o Business Intelligence – BI.
Esses profissionais costumam ter visão de negócios e processos. São questionadores por natureza.
Mas assim como o atuário, o estatístico também trabalha em análises de risco e previsões de variáveis financeiras (além de todas as outras áreas). O atuário não tem uma atuação tão ampla como a de um estatístico. Em raras exceções, ele trabalha em indústrias, como é o caso de Vanderlei Moreira, Gerente Global de Riscos e Seguros do Grupo WEG.
Por causa da mídia, os estatísticos são mais conhecidos que os atuários. Infelizmente no Brasil não se fala muito sobre a profissão. Mas nos Estados Unidos, essas profissões estão entre as 5 mais promissoras.
Existem 27 cursos de graduação em estatística no país. Apenas 14 com graduação em ciências atuariais. É um mercado em crescimento, mas no Brasil pouco se conhece sobre as atividades das duas profissões. O país tem uma representatividade muito pequena no mercado de seguros. A área da estatística só é um pouco mais conhecida, porque aparece com frequência na mídia. Basta abrir o jornal.
Não é tão comum, mas há profissionais formados em estatística, que se interessam pela área atuarial, e acabam por fazer uma especialização ou mestrado na área. E vice-versa.
O bom de trabalhar em uma área mista, com atuários e estatísticos, é que você acaba aprendendo as atividades do outro profissional. Olha só um “pouco” do .
Posso dizer que gosto muito do que eu faço. O interessante de tudo isso é que não temos rotina. Se quiserem, vejam “Por que eu escolhi a profissão de Estatístico?“
E vocês estatísticos? Conhecem ou trabalham com algum atuário?
Você que é atuário, conhece ou trabalha com estatísticos?
O que acham da troca de experiências? Compartilhem com a gente. Vamos adorar saber!
Siga-nos nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico
Twitter:
Instagram:
Pinterest: