Select Page

Estatísticos e Atuários. Por que é comum trabalharem juntos?

Estatísticos e Atuários. Por que é comum trabalharem juntos?

Duas semanas atrás, uma emissora de TV de Santa Catarina fez uma matéria sobre a profissão de atuário na empresa que eu trabalho. Somos em 5 atuários e apenas 1 Estatístico, que no caso sou eu.  A reportagem fez parte da série “Carteira Assinada”.

Essa matéria chamou a minha atenção e fez eu refletir sobre o meu trabalho e as duas profissões. Há mais de 5 anos trabalhando diariamente com atuários, e comecei a indagar-me: “Por que é tão comum estatísticos e atuários disputarem a mesma vaga”? “Por que em algumas empresas eles trabalham juntos”? Resolvi investigar e ver o que as duas profissões têm em comum, além de quase ninguém saber o que cada profissional faz.

Você sabe o que o estatístico tem em comum com o atuário?

Resumindo, o estatístico é o profissional responsável por planejar, executar, organizar, analisar e interpretar dados. Por causa da sua versatilidade, ele pode atuar em praticamente qualquer área do conhecimento. Instituições financeiras, institutos de pesquisa e seguradoras são apenas exemplos de atuação.

Não muito diferente, o atuário é o profissional especialista em avaliar e administrar riscos. Ele identifica, analisa e quantifica as operações financeiras, desde planos de seguro de vida até Títulos de Capitalização e Previdência Privada, de forma a minimizar perdas financeiras futuras. Ele faz a Gestão de Riscos. O maior campo de atuação está nas seguradoras.

É claro que as explicações são apenas uma forma “singela” de apresentar as profissões. Mas se quiser saber mais, eu convido você a assistir o vídeo.

O estatístico e o atuário têm habilidades parecidas, por isso você vê vagas que podem ser preenchidas pelas duas profissões.

Tanto o estatístico quanto o atuário têm que ter um bom “jogo de cintura” para trabalhar com pessoas de perfis totalmente diferentes ao seu, e conseguir realizar um bom trabalho. Para isso, precisam ter um bom relacionamento interpessoal.

Além disso, os dois possuem habilidades em comum. Perfil analítico, dinâmico, facilidade com números e cálculos. São profissionais diferenciados. Trabalham com linguagem de programação, como SQL, VBA, SAS e R. Possuem experiência em manipulação e tratamento de grandes bancos de dados. Trabalham com Excel e ferramentas de consulta, como o Business Intelligence – BI.

Esses profissionais costumam ter visão de negócios e processos. São questionadores por natureza.

Mas assim como o atuário, o estatístico também trabalha em análises de risco e previsões de variáveis financeiras (além de todas as outras áreas). O atuário não tem uma atuação tão ampla como a de um estatístico. Em raras exceções, ele trabalha em indústrias, como é o caso de Vanderlei Moreira, Gerente Global de Riscos e Seguros do Grupo WEG.

Por causa da mídia, os estatísticos são mais conhecidos que os atuários. Infelizmente no Brasil não se fala muito sobre a profissão. Mas nos Estados Unidos, essas profissões estão entre as 5 mais promissoras.

Classificação da profissão de Atuário em 2015.

Classificação da profissão de Atuário em 2015.

Classificação da profissão de Estatístico em 2015 nos EUA

Classificação da profissão de Estatístico em 2015 nos EUA

Existem 27 cursos de graduação em estatística no país. Apenas 14 com graduação em ciências atuariais. É um mercado em crescimento, mas no Brasil pouco se conhece sobre as atividades das duas profissões. O país tem uma representatividade muito pequena no mercado de seguros. A área da estatística só é um pouco mais conhecida, porque aparece com frequência na mídia. Basta abrir o jornal.

Não é tão comum, mas há profissionais formados em estatística, que se interessam pela área atuarial, e acabam por fazer uma especialização ou mestrado na área. E vice-versa.

O bom de trabalhar em uma área mista, com atuários e estatísticos, é que você acaba aprendendo as atividades do outro profissional. Olha só um “pouco” do meu dia-a-dia na empresa.

Posso dizer que gosto muito do que eu faço. O interessante de tudo isso é que não temos rotina. Se quiserem, vejam Por que eu escolhi a profissão de Estatístico?

E vocês estatísticos? Conhecem ou trabalham com algum atuário?

Você que é atuário, conhece ou trabalha com estatísticos?

O que acham da troca de experiências? Compartilhem com a gente. Vamos adorar saber!


Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oestatistico

Twitter: https://twitter.com/oestatisticoweb

Instagram: https://www.instagram.com/oestatistico

Pinterest: https://br.pinterest.com/estatisticoblog


Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Comentários recentes

Instagram

Twitter

Categorias

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This