Select Page

E o Oscar de Navegação no Microsoft Power BI Vai Para…

E o Oscar de Navegação no Microsoft Power BI Vai Para…

Por Osimar Pereira (profissional convidado)*

Você já pensou em criar uma forma mais elegante e moderna para fazer a navegação entre as páginas dos seus relatórios em Microsoft Power BI?

Com a introdução da funcionalidade bookmarks isso se torna possível de uma forma fácil e que tornará seus relatórios muito mais atraentes e intuitivos para o usuário final. Vamos começar uma implementação simples para demonstrar essa funcionalidade.

Antes de tudo, certifique-se de estar com a ultima versão do Power BI Desktop instalado. Enquanto escrevo esse artigo estamos na versão de fevereiro de 2018.

Com essa versão em mãos, acesse File > Options and settings > Options

Na área GLOBAL clique em Preview Features e marque a opção Bookmarks

Clique em OK, reinicie seu Power BI e estaremos prontos para continuar.

Para esse exemplo utilizarei uma planilha de dados com os vencedores do Oscar até o ano de 2006. Criarei três páginas, uma para Melhor Filme, uma para Melhor Ator e uma para Melhor Atriz.

Após isso na aba View é preciso marcar a opção Bookmarks Pane.

A barra de bookmarks aparecerá no lado direito do Power BI.

Voltando para a página Melhor Filme, vamos clicar em Add para criarmos nosso primeiro bookmark. Vamos repetir esse processo para cada uma das páginas. Lembre-se que o bookmark é criado em cima da página que está selecionada, portanto você precisa estar na página para criar o bookmark pra ela.

Ao final desse processo teremos três bookmarks, uma para cada uma das nossas páginas.

Agora sim, podemos ligar nossas imagens, que serão os botões de navegação, a cada um dos Bookmarks.

Para isso vamos clicar na imagem da nossa página, que queremos utilizar, e no canto direito habilitar a opção de Link, selecionar o Type = Bookmark e então escolher o bookmark desejado na lista.

Repetindo isso para cada uma das imagens que queremos utilizar para navegação, podemos criar toda uma experiência de navegação que pareça mais com o que o usuário está acostumado a utilizar em páginas web e afins.

Após isso podemos clicar com o botão direito no nome da página e escolher Hide Page. Isso esconderá a página e a navegação se dará apenas pelos botões criados.

Você pode interagir com o painel abaixo. Aproveita pra se divertir.

 

Bookmarks possuem outras possibilidades de utilização, desde a criação de storytelling até um botão para limpar todos os filtros selecionados. Mas isso fica pra um próximo artigo. 

Essa nova funcionalidade, pode tornar seus relatórios ainda mais agradáveis de utilizar. Espero que esse tutorial tenha sido útil e que inspire novas ideias e formas de se utilizar o Power BI.

P.S.: Se você quiser saber mais sobre o autor desse texto e entrar em contato, se conecte por meio do LinkedIn ou siga no Twitter.

* Osimar Pereira, Especialista em BI, apaixonado por tecnologia, informação, ciência, user experience e viagens. Atualmente brincando com essas coisas de Big Data, Business Intelligence e Business Analytics. Sempre tentando conhecer mais do mundo.

Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Comentários recentes

Instagram

Twitter

Categorias

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This