SPSS: O Escolhido para Análises Preditivas

O SPSS é um software criado em 1968 para realizar análises estatísticas no campo das Ciências Sociais. Sua sigla SPSS significa “Statistical Package for the Social Sciences”, mas atualmente seu nome é IBM SPSS. Você pode até pensar que essa ferramenta é antiga quando comparada as linguagens de programação em alta, como Python (criado em 1991) e Linguagem R (criado em 1993), mas não deixe se enganar pela tecnologia.

A verdade é que o SPSS é uma ferramenta que se destaca no campo da análise de dados devido à sua interface amigável, como o STATA. Por causa dessa característica, ela é uma porta de entrada para os profissionais com pouco conhecimento em estatística ou casos em que o campo das análises não seja o seu principal interesse.

O que eu quero dizer é que o SPSS tem algo para todo mundo, desde estatísticos de alto nível até analistas empresariais menos favorecidos com conhecimento em estatística. O programa é bom para principiantes porque oferece uma interface acionada pelo menu (e não por códigos, como R e Python).

O SPSS oferece uma gama de ferramentas ou “módulos” projetados para executar funções específicas. Você pode encontrar aquela que melhor se adequa para resolver os problemas do seu negócio. Gostaria de destacar alguns módulos:

  • IBM SPSS Forecasting: Faz previsões confiáveis e identifica tendências usando dados de séries temporais.
  • IBM SPSS Advanced Statistics: Realiza conclusões mais precisas ao analisar correlações complexas usando técnicas de modelagem univariada e multivariada.
  • IBM SPSS Decision Trees: Ajuda a identificar melhor os grupos, descobrir o relacionamento entre eles e prever eventos futuros.
  • IBM SPSS Regression: Permite prever resultados categóricos e aplicar uma ampla variedade de procedimentos de regressão não linear.

As opções não param por aqui. Existem mais módulos e eles podem ser adquiridos individualmente ou combinados em pacotes. Você ainda pode encontrar módulos de redes neurais, Bootstrapping e Análise de Marketing.

Entre todos eles, o pacote mais básico disponível é o IBM SPSS Statistics Standard Edition, que permite calcular estatísticas simples e realizar análise de dados básica, tal como identificar tendências e construir modelos preditivos.

Análises Preditivas

O IBM SPSS é reconhecido como uma ferramenta líder em Análises Preditivas. Esse um item que vem cada vez mais se tornando um sonho de consumo a ser realizado pela maioria das empresas que já entenderam que os dados valem muito.

A previsibilidade é algo desejado há muito tempo e o aprimoramento de técnicas estatísticas em conjunto com o aumento dos recursos computacionais tem permitido grandes realizações. Ela tem se tornado a essência de planejamentos estratégicos empresariais e pessoais.

Em suma, a análise preditiva é o uso de técnicas analíticas avançadas que utilizam dados históricos para descobrir informações em tempo real e prever eventos futuros. O uso da análise preditiva é um marco fundamental em sua jornada analítica; é um ponto de confluência em que a análise estatística clássica encontra o novo mundo da Inteligência Artificial (IA).

Eu estudei SPSS na universidade e fiz muitas análises com a ferramenta, mas isso já tem um bom tempo. Em 2019 eu me inscrevi no curso de Análise Preditiva com IBM SPSS, da Data Science Academy. Confesso que fiz apenas o primeiro capítulo e parei por conta dos projetos da empresa que eu trabalhava.

Já estou arrumando um espaço na agenda para reaprender essa ferramenta que há tempos não utilizo.

E você? Conhecia o SPSS? Que tal adicionar mais uma ferramenta na sua caixa de conhecimentos?

P.S: A ferramenta é paga e cada módulo tem seu valor. Para quem é estudante ou trabalha na área de educação, há descontos. Também existe a possibilidade de testar gratuitamente por alguns dias.