Se você me acompanha há pelo menos 1 mês, provavelmente deve saber que atualmente estou trabalhando no segmento de varejo. Depois de mais de 10 anos na área da saúde, resolvi mudar de segmento e usar um pouco do meu conhecimento na área de vendas de produtos em pequenas quantidades e seus serviços atrelados, com ênfase no consumidor final.
Uma coisa que aprendi logo na primeira semana, foi que o volume de dados que as empresas de varejo analisam para saber qual produto você tem uma maior probabilidade de comprar é surreal. Acredite! Elas sabem mais do que você e eu provavelmente sabemos sobre nossos próprios comportamentos de compras.
Pensando nesse cenário, eu gostaria de abordar a aplicação de big data no varejo; especificamente em um momento do mercado que traz felicidade para clientes e consumidores.
Está chegando uma das épocas mais movimentadas para o comércio: a Páscoa. O mercado bilionário de ovos de Páscoa provavelmente será impactado pelas consequências da COVID-19 em escalas mundiais. Mercados terão que se adaptar e duas coisas tendem a acontecer: as vendas podem cair ou a demanda por compras on-line podem aumentar.
Desde o ano 325 d.C., a Páscoa é considerada um momento de celebração entre as famílias e esperada com muita excitação pelo mercado varejista. Um dos melhores momentos do ano para faturar por um produto específico que os consumidores gostam e tendem a gastar muito dinheiro comprando ovos de Páscoa para dar de presente.
Nessa época, geralmente os grandes varejistas e seus marketplaces lançam novos produtos e serviços atrelados ao tema. E para fazer com que este produto, que foi criado especificamente, chegue até você, eles fazem uso do big data para realizar ações de marketing.
Conhecendo o público certo e seus comportamentos, as ações de marketing são criadas. Se forem bem feitas, a produção de chocolates aumenta e o volume de vendas também.
Traduzindo o big data em ovos de Páscoa
Vivemos na era do big data e obviamente mercados tiram proveito das informações geradas pelos dados. O “Efeito Páscoa” é algo que as empresas de varejo experimentam com muita intensidade. Segundo as estatísticas do mercado americano sobre os gastos de Páscoa, 180 milhões de unidades foram compradas em 2019 e, em média, os americanos gastaram cerca de US$ 151 por pessoa. Curiosamente, 28% das compras para este evento acontecem online.
Acredito que o percentual de compras online de ovos de Páscoa deve subir consideravelmente este ano por conta do coronavírus. Vamos aguardar.
Quando o consumo online aumentar, as empresas varejistas terão ainda mais dados sobre você. Com o uso da tecnologia e a análise de big data será possível transformar dados em ovos de chocolate que serão convertidos em muito dinheiro para as empresas.
Conhecer o cliente e alavancar as vendas é uma excelente oportunidade para expandir os negócios. Alie mais tecnologias e análises preditivas que conseguem prever qual o retorno de investimento (ROI) ideal para cada produto de ovo de Páscoa e você terá a chave do sucesso.
P.S: Um dia eu falo mais sobre predição de ROI para cada produto. Por enquanto estou aprendendo o SKU.
Você tem noção do que o big data pode fazer pelo marketing digital?
A tecnologia utilizada no big data permite que os profissionais de marketing digital estudem os resultados do comportamento de possíveis clientes, oferecendo-lhes uma visão de como o público alvo pensa. Isso os ajuda a conduzir suas campanhas de marketing digital de acordo com as preferências de cada público.
Você prestou atenção no que eu disse? Eles sabem como você pensa .
Por meio dessas descobertas, promoções são criadas, alavancas de vendas são acionadas e campanhas ganham as mídias para influenciar você a comprar o produto.
Como tornar o marketing digital mais eficiente com o Big Data?
Você precisa aprender como implementar os resultados adquiridos com as análises de Big Data em sua operação comercial para obter benefícios incomparáveis. Eu posso relatar algumas maneiras pelas quais você pode tornar sua estratégia de marketing mais eficaz. Vem comigo!
Bastidores da precificação
Na Páscoa, quase todas as marcas têm algo a oferecer aos seus clientes. Existem muitas opções para os clientes escolherem. Portanto, você precisa ser único em suas estratégias. O preço é um dos fatores mais importantes que chamam a atenção do seu público. O preço certo faz da sua marca uma das melhores opções para seus clientes.
Uma das melhores maneiras de decidir os preços ou a porcentagem de desconto de seus produtos (promoções) é utilizar algoritmos em big data. Algoritmos ajudam a otimizar decisões sobre precificação dos produtos baseados em dados. Também ajuda a otimizar os preços de um determinado produto que você escolheu vender exclusivamente durante o período da Páscoa.
O relatório da McKinsey afirma que 1% do aumento de preços leva a um aumento de 7% nos lucros de qualquer empresa. No entanto, se os preços não forem alterados adequadamente, a empresa poderá sofrer uma perda. Em 30% das vezes, a decisão de precificação não gera os resultados esperados. Às vezes, as empresas acabam perdendo clientes.
Por outro lado, um aumento repentino nos preços de um produto pode ser uma grande decepção para seus clientes. Eles podem recorrer aos seus concorrentes para atender às suas necessidades. Seus concorrentes aproveitarão a oportunidade e conseguirão mais vendas.
Portanto, aproveitar a análise de big data pode melhorar a estratégia de preços que beneficia a empresa e seus clientes.
Analisando a mente do público alvo
Uma das melhores vantagens que o big data oferece aos profissionais de marketing é a capacidade de criar uma campanha adaptada às perspectivas individuais. Essas perspectivas podem ter qualquer coisa, desde as preferências e interesses de cada cliente até as atividades que elas realizam na internet e deixam rastros.
Com o big data, você pode criar campanhas personalizadas que oferecem uma vantagem competitiva sobre seus rivais, especialmente durante o período da Páscoa.
O futuro de presentes personalizados
O big data permite que você forneça as informações certas para o público certo. Por exemplo, é uma tradição dar presentes aos seus familiares e amigos na Páscoa, geralmente ovos de chocolate. A maioria dos clientes não toma as decisões de preço imediatamente. Às vezes, eles abrem um site para comprar um presente e o esquecem completamente; saindo da página ou abandonando o “carrinho”.
Com a ajuda do big data, você pode armazenar as atividades online e oferecer a melhor solução que atenda efetivamente às necessidades do cliente. Usando essas informações, você pode desenvolver sua estratégia de marketing de Páscoa de acordo e obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Essa tecnologia ajuda as empresas a direcionar seu público-alvo com os produtos que eles pesquisaram anteriormente. As empresas podem avaliar o comportamento do público-alvo para influenciar suas decisões de compra.
Eles analisam o público alvo a fim de descobrir o que tem em mente e sugerem produtos e serviços de acordo. Essa abordagem é muito semelhante à usada por bons vendedores de lojas. Eles aprendem o que os clientes desejam e os oferecem as opções mais relevantes para você escolher.
Varejo, big data e experiência do cliente
Não há aspecto da vida que a tecnologia não tenha assumido. O setor de varejo não é exceção. Ele transformou digitalmente a maneira como as pessoas costumavam fazer compras. Provavelmente essa tendência vai aumentar como sendo um dos impactos do coronavírus, já que a ordem agora é pedir praticamente tudo para entregar.
O big data facilitou a vida dos profissionais de marketing permitindo que eles entendessem o comportamento online de seus clientes e criassem estratégias de marketing de acordo com os requisitos de seu público.
Aprender o que importa para cada cliente, descobrir as suas necessidades e atendê-las, faz com que as empresas criem campanhas personalizadas melhorando a experiência do cliente na aquisição de produtos e serviços.
P.S: Esse ano estou tentado a comprar online. Será que chega inteiro?