Select Page

Impressões Estatísticas no Developers Experience

Impressões Estatísticas no Developers Experience

Quem me acompanhou no Instagram e no Twitter no último sábado, já deve estar ligado sobre o que eu vou falar. Tive a oportunidade de participar do Developers Experience, um evento promovido pela empresa Hexagon Agriculture, uma das maiores desenvolvedoras de soluções digitais para o agronegócio do mundo.

O evento contou com especialistas em Inteligência Artificial (IA), Big Data e Internet das Coisas (IoT). O destaque do palco ficou por conta de SK Reddy, uma das maiores autoridades em IA do Vale do Silício, que atualmente é Diretor de Produtos de IA na Hexagon e já teve passagens em empresas de renome como a Apple.

Agora você deve estar se perguntando: “O que um estatístico está fazendo no meio de desenvolvedores da área de tecnologia?” Pois bem, respondo: “fui exercer a minha curiosidade e conhecer como as empresas do ramo de agronegócio, ao redor do mundo, estão se beneficiando dos resultados de análises de um grande volume de dados.

Então, durante 10 horas de evento, sabe o que eu mais vi por lá? Muita Estatística! 

Por isso, eu resolvi compartilhar com você, as minhas impressões estatísticas no Developers Experience, com destaque em 3 palestras.

1. The Wonders of Big Data Processing using Deep Learning

Tivemos um show de conhecimento e sabedoria do SK Reddy. Ele começou a palestra dizendo que a primeira coisa que as empresas devem fazer para resolver seus problemas de negócios, é descobrir quais dados precisam ser coletados. 

Coletar, armazenar, organizar e analisar dados faz parte da transformação digital que está mudando a forma com as empresas trabalham. A regra agora é adotar tecnologias que permitam  realizar o trabalho da maneira mais eficiente.

SK falou sobre o papel fundamental dos chatbots no futuro e deu vários exemplos de como a IA já faz parte do nosso cotidiano, sugerindo notícias que você vai ler ou recomendando a comprar de ações na bolsa de valores. Ele ressaltou a importância da estatística na análise preditiva e deu exemplos de utilização de técnicas como: Análise de Classificação, Análise de Regressão e Análise de Séries Temporais.

Ele apresentou os modelos mais populares de Machine Learning e destacou a importância do aprendizado constante de estatística, matemática e linguagens de programação, como R, Python e SAS.

2. Aquisição e Análise de Dados em Tempo Real Aplicados a IoT

Alexandre Voi, Gerente de TI da Hexagon, palestrou sobre a imensidão de dados que temos disponíveis para análises em tempo real. Apenas para se ter uma ideia, em 2008 já existiam mais objetos conectados à internet do que pessoas.

Atualmente, cerca de 40% dos objetos conectados à internet estão na indústria e 30% estão na saúde. O que eu vejo aqui? Oportunidades para quem ama analisar dados.

Com o barateamento dos sensores e o aumento da conectividade, Alexandre comentou que técnicas estatísticas e Metódos estatísticos aplicados na análise de dados de PCR em tempo real são extremamente úteis. Outra técnica muito utilizada na Agricultura é a de Estatística Espacial, que trabalha com dados de padrões de pontos, dados contínuos espacialmente e dados de área.

3. Técnicas de Otimização – Estudos de Caso: Sequenciamento de Tarefas

Essa palestra realizada pelo Alexandre Fernandes, Diretor de Produção da Hexagon Agriculture, me surpreendeu tanto, que eu resolvi fazer um post apenas para ela.

Por enquanto, você terá que se conter em saber, que o Alexandre utiliza técnicas de otimização, como satisfação de restrições e programação linear, com muita propriedade.

Uma coisa é certa: o poder de aplicação dessas técnicas é impressionante.

Profissionais de diversas empresas participaram do evento, entre elas: Raízen, Qualirede, Boing, Peixe Urbano, Mercado Livre, CIASC, Sênior Sistemas.

Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Comentários recentes

Instagram

Twitter

Categorias

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This