“Everyone Can Code – Tim Cook (CEO da Apple)”
Se você acompanha esse blog, provavelmente já percebeu que a tecnologia é nossa aliada. Basicamente, quando falamos em análise de dados, recorremos à programação e às diversas ferramentas que existem no mercado.
Saber programar é uma habilidade essencial na nossa profissão. Até mesmo quando você está em cargos de gestão, precisa entender como funcionam os algoritmos que resolverão os seus problemas.
A programação é a base de praticamente tudo ao nosso redor. Quando você quer pedir uma comida pelo aplicativo, a programação ajuda na sua decisão. Quando você chama um carro pelo smartphone, ele é direcionado à você, por programação. Se você curte fotos no Instagram, o algoritmo sugere fotos que possivelmente você vai gostar.
A programação nos ensina a resolver problemas e a trabalhar em equipe de forma criativa.
Uma das melhores formas de aprender a programar é participar de “Maratonas de Programação”. Mas você sabe o que é isso? Quais são os tipos de problemas que encontramos nas competições? Quais os benefícios de participar?
Vem comigo que eu vou explicar …
Maratonas de Programação
A Maratona de Programação é um evento que promove a habilidade de resolver problemas sob pressão, estimula a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e a busca incessante por novas ou melhores soluções.
Geralmente, as maratonas são destinadas a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação nas áreas da Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Matemática, Estatística e Física.
As Maratonas de Programação existem desde os anos 70 e surgiram em uma Universidade do Texas. No começo dos anos 90, as Maratonas se tornaram mundiais, mas apenas com a participação de canadenses, australianos e neozelandeses.
Eu sei! isso é estranho. Mas a competição mundial aconteceu apenas com quatro países.
A Europa e a América Latina entraram apenas em 1996. No Brasil, a maratona é uma competição que classifica para o ICPC (International Collegiate Programming Contest), que é a parte da Regional Sulamericana do concurso. Se você tiver interesse em participar (e eu espero que você tenha), acessa site da Maratona e confere as regras.
Como funciona a resolução de problemas?
Basicamente, todo problema tem uma história por trás que precisa ser interpretada. No primeiro momento, você precisa ler a história e entender qual é o problema que precisa ser resolvido.
No segundo momento, você identifica as exceções das regras para resolver o problema específico e desenvolve um algoritmo. Por fim, e não menos importante, você codifica e implementa com uma linguagem de programação (de preferência aquela que mais se adequa na resolução do seu problema).
O que eu ganho participando das maratonas de programação?
Você ganha expertise para aplicar no mercado de trabalho e vários km de vantagem!
As maratonas são ótimas para ajudar você a treinar a mente a resolver problemas no menor tempo possível, com a menor quantidade de erros. Ajudam a desenvolver o trabalho em grupo na busca por uma solução.
De brinde, você conhece melhor as linguagens de programação, aprende mais algoritmos, treina o inglês, aprende a otimizar o uso da máquina, e ainda por cima se diverte.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, assiste aí o vídeo da Giovana Delfino, sobre maratona de programação.
Até breve e vejo você no próximo texto!