Select Page

Maratona de Programação: Treine sua Mente

Maratona de Programação: Treine sua Mente

“Everyone Can Code – Tim Cook (CEO da Apple)”

Se você acompanha esse blog, provavelmente já percebeu que a tecnologia é nossa aliada. Basicamente, quando falamos em análise de dados, recorremos à programação e às diversas ferramentas que existem no mercado.

Saber programar é uma habilidade essencial na nossa profissão. Até mesmo quando você está em cargos de gestão, precisa entender como funcionam os algoritmos que resolverão os seus problemas.

A programação é a base de praticamente tudo ao nosso redor. Quando você quer pedir uma comida pelo aplicativo, a programação ajuda na sua decisão. Quando você chama um carro pelo smartphone, ele é direcionado à você, por programação. Se você curte fotos no Instagram, o algoritmo sugere fotos que possivelmente você vai gostar.

A programação nos ensina a resolver problemas e a trabalhar em equipe de forma criativa.

Uma das melhores formas de aprender a programar é participar de “Maratonas de Programação”. Mas você sabe o que é isso? Quais são os tipos de problemas que encontramos nas competições? Quais os benefícios de participar?

Vem comigo que eu vou explicar …

Maratonas de Programação

A Maratona de Programação é um evento que promove a habilidade de resolver problemas sob pressão, estimula a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e a busca incessante por novas ou melhores soluções.

Geralmente, as maratonas são destinadas a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação nas áreas da Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Matemática, Estatística e Física.

As Maratonas de Programação existem desde os anos 70 e surgiram em uma Universidade do Texas. No começo dos anos 90, as Maratonas se tornaram mundiais, mas apenas com a participação de canadenses, australianos e neozelandeses.

Eu sei! isso é estranho. Mas a competição  mundial aconteceu apenas com quatro países.

A Europa e a América Latina entraram apenas em 1996. No Brasil, a maratona é uma competição que classifica para o ICPC (International Collegiate Programming Contest), que é a parte da Regional Sulamericana do concurso. Se você tiver interesse em participar (e eu espero que você tenha), acessa  site da Maratona e confere as regras.

Como funciona a resolução de problemas?

Basicamente, todo problema tem uma história por trás que precisa ser interpretada. No primeiro momento, você precisa ler a história e entender qual é o problema que precisa ser resolvido.

No segundo momento, você identifica as exceções das regras para resolver o problema específico e desenvolve um algoritmo. Por fim, e não menos importante, você codifica e implementa com uma linguagem de programação (de preferência aquela que mais se adequa na resolução do seu problema).

O que eu ganho participando das maratonas de programação?

Você ganha expertise para aplicar no mercado de trabalho e vários km de vantagem!

As maratonas são ótimas para ajudar você a treinar a mente a resolver problemas no menor tempo possível, com a menor quantidade de erros. Ajudam a desenvolver o trabalho em grupo na busca por uma solução.

De brinde, você conhece melhor as linguagens de programação, aprende mais algoritmos, treina o inglês, aprende a otimizar o uso da máquina, e ainda por cima se diverte. 

Se você quiser saber mais sobre o assunto, assiste aí o vídeo da Giovana Delfino, sobre maratona de programação.

Até breve e vejo você no próximo texto!

Raniere Ramos


Estatístico, Blogueiro, Conselheiro do CONRE-4, aspirante a palestrante. Louco por constante aprendizado. Minha missão é promover a estatística de um jeito simples, divertido e ao alcance de todos, como você nunca viu antes.

Assine!

Comentários recentes

Instagram

Twitter

Categorias

Arquivos

Pin It on Pinterest

Shares
Share This