Escrevi um texto sobre as “Habilidades em Alta” em 2020 que está bombando no site. Se você ainda não leu, vou te dar um spoiler: as habilidades para trabalhar com ferramentas de visualização de dados estão em hype. Você já aprendeu alguma?
Se você ainda não aprendeu ou se você já é especialista, faço um convite para que assista um vídeo que eu gravei com a do canal “” no YouTube. Batemos um papo muito bacana sobre ferramentas de Business Intelligence (BI). Mas muito mais do que falar apenas sobre softwares e sistemas, debatemos sobre tudo que envolve a criação da área de BI e o papel de cada setor nessa jornada.
Falamos sobre as principais características para escolher uma boa ferramenta de visualização de dados (prós e contras). Como definir os objetivos de cada painel alinhado com as áreas de negócio e o quanto é importante a participação de profissionais chaves, que entendam de processos, para criação de indicadores e desenvolvimento de métricas de monitoramento das informações.
Além disso, falamos sobre o papel da comunicação entre todas as áreas que consomem informação gerada por uma equipe de BI; bem como, a importância de treinamentos para profissionais consumidores das informações.
E por último, mas não menos importante, o papel da área de Tecnologia da Informação (TI) como consolidadora dos dados provenientes de sistemas transacionais e demais fontes, para garantir a presença do dado na criação de indicadores.
Vale lembrar que o processo de construção de visualização de dados não é linear e o BI é um sistema vivo.
Mas muito antes do fim, você precisa entender duas coisas:
- Para construir visualizações de dados é preciso entender o negócio.
- Você precisa treinar profissionais para consumirem as informações de maneira eficiente e correta.
Dito isso, reforço o convite para você assistir o vídeo de 19 minutos e anotar as dicas que Lígia e eu fizemos questão de passar.
Aproveita e conta pra gente, quais ferramentas de visualização de dados você está usando? E por que?